Início » Internacional » Horacio Cartes renuncia à presidência do Paraguai
ELEITO SENADOR

Horacio Cartes renuncia à presidência do Paraguai

Eleito senador em abril, Cartes renunciou para evitar a duplicidade de funções. Em seu lugar assume a vice Alicia Pucheta, se tornando a 1ª mulher a governar o país

Horacio Cartes renuncia à presidência do Paraguai
A renúncia de Horacio Cartes será analisada pelo Congresso Nacional (Foto: Flickr/AgenciaAndes)

Horacio Cartes apresentou sua carta de renúncia à presidência do Paraguai nesta segunda-feira, 30. Cartes foi eleito como senador nas últimas eleições do dia 22 de abril, e precisou renunciar à presidência.

Através das redes sociais, Cartes publicou a sua carta direcionada ao presidente do Congresso Nacional, o senador Fernando Lugo. No documento, ele relembra o trabalho de quase cinco anos, tendo assumido a presidência em 2013. Além disso, Cartes reforçou sua vontade de seguir “servindo ao nosso país e a nossa população com dignidade e patriotismo”.

Horacio Cartes vai assumir o seu papel como senador da República no próximo dia 1º de julho. Nas eleições do último dia 22 de abril, os paraguaios elegeram o conservador Mario Abdo Benítez como o novo presidente do país, com mais de 46% dos votos. Benítez vai assumir o governo em 15 agosto de 2018. Até lá, assume interinamente o governo a vice-presidente, Alicia Pucheta, se tornando a primeira mulher a governar o Paraguai

A renúncia de Horacio Cartes deverá ser analisada pelo Congresso Nacional às 10h30 (horário local) da próxima quarta-feira, 30. Isso porque o Senado enviou uma carta também ao presidente do Congresso, Fernando Lugo, solicitando uma sessão extraordinária para analisar a renúncia.

Para que a renúncia seja aceita, segundo a Agência de Informação Paraguaia (IP), é necessário um resultado de maioria simples, com a aprovação de 23 senadores e 41 deputados.

Como uma de suas últimas ações como presidente do Paraguai, Horacio Cartes inaugurou a embaixada do país em Jerusalém. Anteriormente, a embaixada paraguaia em Israel era localizada em Tel Aviv.

Fontes:
Presidencia de la Republica del Paraguay-Presidente Cartes presenta renuncia al cargo ante el Congreso Nacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *