Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Horacio Cartes apresentou sua carta de renúncia à presidência do Paraguai nesta segunda-feira, 30. Cartes foi eleito como senador nas últimas eleições do dia 22 de abril, e precisou renunciar à presidência.
Através das redes sociais, Cartes publicou a sua carta direcionada ao presidente do Congresso Nacional, o senador Fernando Lugo. No documento, ele relembra o trabalho de quase cinco anos, tendo assumido a presidência em 2013. Além disso, Cartes reforçou sua vontade de seguir “servindo ao nosso país e a nossa população com dignidade e patriotismo”.
Horacio Cartes vai assumir o seu papel como senador da República no próximo dia 1º de julho. Nas eleições do último dia 22 de abril, os paraguaios elegeram o conservador Mario Abdo Benítez como o novo presidente do país, com mais de 46% dos votos. Benítez vai assumir o governo em 15 agosto de 2018. Até lá, assume interinamente o governo a vice-presidente, Alicia Pucheta, se tornando a primeira mulher a governar o Paraguai
A renúncia de Horacio Cartes deverá ser analisada pelo Congresso Nacional às 10h30 (horário local) da próxima quarta-feira, 30. Isso porque o Senado enviou uma carta também ao presidente do Congresso, Fernando Lugo, solicitando uma sessão extraordinária para analisar a renúncia.
Presento mi renuncia al cargo de Presidente de la República del Paraguay. Para continuar sirviendo al país desde el Senado de la Nación, cumpliendo con la voluntad popular depositada en las urnas. ¡Dios bendiga al Paraguay! pic.twitter.com/sCaeR9rgbu
— Horacio_Cartes (@Horacio_Cartes) May 28, 2018
Para que a renúncia seja aceita, segundo a Agência de Informação Paraguaia (IP), é necessário um resultado de maioria simples, com a aprovação de 23 senadores e 41 deputados.
Como uma de suas últimas ações como presidente do Paraguai, Horacio Cartes inaugurou a embaixada do país em Jerusalém. Anteriormente, a embaixada paraguaia em Israel era localizada em Tel Aviv.