Início » Internacional » Hu Jintao pode ser a estrela do evento
Cúpula da Apec

Hu Jintao pode ser a estrela do evento

O presidente chinês chega nesta quarta-feira em Lima, no Peru, para a reunião da cúpula dos países membros do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, a Apec, na sigla em inglês. Hu Jintao, que representa um dos principais mercados mundiais em meio à crise e um importante parceiro para a América Latina, pode ofuscar a presença do presidente americano no evento.

Bush, que vem ao encontro deixando seu país bem próximo da recessão, durante seu governo não deu muita atenção para a AL, representada no evento da Apec por Peru, Chile e México. O presidente chinês, ao contrário, tem mostrado bastante interesse na região.

Para o especialista em diplomacia chinesa Octavio Fernández, a China está vendo a crise como um tempo de oportunidades. Segundo ele, a atual situação da economia global fez com que o a influência e poder dos EUA na AL enfraquecesse e a China está aproveitando a ocasião para "estreitar os laços" com os países latinos.

No ano passado o volume de comércio entre China, América Latina e EUA teve um recorde histórico de US$ 100 bilhões, e mantém um crescimento anual de 40%. Há estimativas de que os investimentos chineses na América Latina cresçam 20% ao ano.

Fontes:
BBC - China deve ofuscar EUA em cúpula da Apec

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *