Início » Internacional » Imagens da Nasa mostram que o Mar Aral secou quase por completo
Catástrofe ambiental

Imagens da Nasa mostram que o Mar Aral secou quase por completo

Com uma área de 68 mil km², ele já foi o quarto maior lago de água salgada do mundo, mas começou a secar rapidamente a partir da década de 1990

Imagens da Nasa mostram que o Mar Aral secou quase por completo
Considerada a mais importante, a parte oriental do mar secou mais rápido que as demais (Reprodução/Nasa)

O Mar Aral fica localizado na Ásia Central, no meio do deserto de Kyzylkum. Com uma área de 68 mil km², ele já foi o quarto maior lago de água salgada do mundo. Porém, imagens de satélite divulgadas pela Nasa nesta terça-feira, 30, mostram que o Mar Aral está prestes a secar por completo.

A morte do lago começou na década de 1960, quando a então União Soviética colocou em prática um projeto para irrigar planícies áridas do Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. O plano consistia em desviar parte das águas dos rios Syr Darya e Amu Darya, que, após descer as montanhas da região, desaguavam no Mar Aral.

O projeto conseguiu transformar áreas desérticas em fazendas de algodão e outras culturas, mas, como consequência, secou o lago quase por completo. Na década de 1990, o nível de água do Mar Aral começou a descer mais de meio metro por ano. Em 2003, o mar se dividiu em duas bacias. A série de fotos da Nasa começou a ser tirada a partir dos anos 2000. Nas imagens é possível notar que a parte oriental do mar (considerada a mais importante) secou com mais velocidade que as demais bacias.

Veja abaixo fotos comprando a extensão do mar na década de 1970 com as fotos divulgadas pela Nasa:

1973:

2000:

2005:

2014:


Fontes:
The Independent-The Aral Sea: Nasa pictures show how what was once the fourth largest lake in the world has become almost completely dry

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *