Início » Internacional » Imagens de perfil no Facebook mostram apoio ao casamento gay
Arco-íris virtual

Imagens de perfil no Facebook mostram apoio ao casamento gay

Cerca de 26 milhões de pessoas colocaram um filtro com a bandeira do arco-íris sobre suas fotos do Facebook para ‘celebrar o orgulho’

Imagens de perfil no Facebook mostram apoio ao casamento gay
Mas, a igualdade da união, como tantos outros temas, não se trata apenas de mudança de política, já que mudanças de atitudes sociais em relação a um grupo inteiro de pessoas também são fundamentais (Foto: Facebook/Mark Zuckerberg)

Depois de uma decisão histórica da Suprema Corte dos EUA que fez o casamento gay se tornar um direito a nível nacional no país, cerca de 26 milhões de pessoas colocaram um filtro com a bandeira do arco-íris sobre suas fotos de perfil no Facebook para “celebrar o orgulho”. Segundo estatísticas do Facebook, em março deste ano, havia 936 milhões de usuários ativos diariamente na rede social. Mas será que mudar a sua imagem de perfil realmente transforma alguma coisa?

Leia mais: As diferenças entre o aborto e o casamento gay

À primeira vista, a resposta parece ser “não”. O fato de editar a foto do perfil não foi o que convenceu cinco juízes da Suprema Corte a ficarem a favor da igualdade no casamento. Mas, a igualdade da união, como tantos outros temas, não se trata apenas de mudança de política, já que mudanças de atitudes sociais em relação a um grupo inteiro de pessoas também são fundamentais. E é aí que as campanhas de mídia social podem ter um papel real.

Todos os dias, quer percebamos ou não, recebemos muitas mensagens diferentes sobre normas: algumas tácitas (eu não posso trabalhar nu), alguns com base na lei (eu não posso matar), alguns muito literais (“apertem os cintos”). Imagens de perfil, sem dúvida, são um tipo muito específico e eficaz de mensagem. Eles não ditam como você deve ou tem de se comportar, como leis costumam fazer. Em vez disso, as imagens simplesmente mostram como seus colegas estão se comportando. Em outras palavras, eles apoiam a igualdade de casamento; então, por que você não apoiaria?

O movimento, fomentado por uma ferramenta de edição de fotos que o Facebook lançou na última sexta-feira, 26, é uma resposta que já aconteceu a outras notícias importantes. Campanhas de mudança de imagens de perfil se tornaram comuns, já tiveram filtros verdes para manifestantes iranianos em 2009, fitas amarelas para Hong Kong em 2014, pontos pretos para se opor a violência sexual na Índia.

Em 2013, uma campanha do grupo de direitos LGBT fez com que milhões de usuários do Facebook mudassem sua imagem para seu logotipo, o que a organização descreveu como “um momento de transformação para a igualdade”.

 

Fontes:
The Washington Post-More than 26 million people have changed their Facebook picture to a rainbow flag. Here’s why that matters.

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Que percentagem dos usuários do FB representam 26 milhões? É significativo?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *