Início » Internacional » Imagens de satélite revelam massacre do Boko Haram na Nigéria
destruição

Imagens de satélite revelam massacre do Boko Haram na Nigéria

O secretário de Estado americano, John Kerry, classificou o massacre como um crime contra a humanidade

Imagens de satélite revelam massacre do Boko Haram na Nigéria
Abubakar Shekau é o líder do grupo Boko Haram (Reprodução/ AFP)

Imagens de satélite divulgadas nesta quinta-feira, 15, pela Anistia Internacional revelaram a extensão do massacre do Boko Haram em Baga e Doron Baga, duas cidades vizinhas localizadas no nordeste da Nigéria.

No último dia 3 de janeiro, o grupo terrorista atacou Baga e Doron Baga. Segundo a Anistia Internacional, o ataque matou cerca de 2 mil pessoas, mas o governo nigeriano afirma que foram 150 mortos. As fotos mostram cerca de 3.700 estruturas danificadas ou destruídas pelo fogo.

Leia mais: Terror na França ofusca ataques do Boko Haram na Nigéria
Leia mais: Boko Haram pode ter matado 2.000 pessoas na Nigéria
Leia mais: Boko Haram mata 35 e sequestra 185 mulheres na Nigéria

As fotos foram tiradas no dia 2 de janeiro e 7 de janeiro e mostram a sequência dos ataques. O secretário de Estado americano, John Kerry, classificou o massacre como um crime contra a humanidade.

boko

Imagens mostram a destruição nas duas cidades vizinhas (Reprodução/ Digital Globe)

Violência de Boko Haram na Nigéria

Daniel Eyre, investigador da Anistia Internacional na Nigéria, descreveu o ataque do Boko Haram como “o maior e mais destrutivo” já analisado pela organização.

“Representa um ataque deliberado contra civis, cujas casas, clínicas e escolas estão agora em ruínas. Até agora, o isolamento de Baga, combinado com o fato de que Boko Haram permanece no controle da área, faz com que seja muito difícil verificar o que aconteceu lá”.

Apesar de o ataque parecer ter como alvo milícias civis de autodefesa que ajudam o exército contra o Boko Haram, a Anistia Internacional afirma que testemunhas disseram que os militantes mataram de forma indiscriminada.

A Nigéria tem enfrentado uma onda de violência provocada pelo Boko Haram. Na semana passada, foram registrados vários ataques protagonizados por supostas crianças terroristas suicidas.

 

Fontes:
O Globo-Imagens de satélite revelam massacre do Boko Haram na Nigéria

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *