Início » Internacional » Imigrantes legais dos EUA buscam reconhecimento
Dentro da lei, fora dos EUA

Imigrantes legais dos EUA buscam reconhecimento

Após seguir todo o protocolo exigido pela lei para obter visto de permanência, imigrantes legais esperam há décadas por visto enquanto Senado discute a questão da imigração ilegal

Imigrantes legais dos EUA buscam reconhecimento
A mexicana Angeles P. Barbarena espara há 17 pela concessão do 'green card' (Reprodução/NYT)

Enquanto o Senado americano aprova medidas ambiciosas para regularizar a situação dos imigrantes ilegais do país, outra questão permanece sem solução: os mais de 4,4 milhões de aspirantes a imigrantes legais, cuja solicitação pelo green card definha nas gavetas de um sistema falho.

O caso de Angeles P. Barberena ilustra bem a situação. De origem mexicana, Angeles seguiu todo o protocolo exigido pela lei para se tornar uma residente legal nos EUA. Preencheu formulários, pagou taxas e impostos para receber seu green card. Tudo isso há mais de 17 anos. Moradora da cidade de Nashville, Tennessee, Angeles sabe que ainda faltam muitos anos para que sua situação seja resolvida. “Já faz tanto tempo. Nós fizemos tudo de acordo com a lei. Agora parece que tudo gira em torno dos imigrantes ilegais e ninguém se importa com a nossa situação”, reclama Angeles.

Assim como Angeles, o brasileiro Eduardo de Souza espera há mais de uma década pelo seu green card. Treinador de futebol em uma escola da Virginia, Souza questiona o governo. “O que o governo irá fazer por aqueles que estão fazendo tudo direito?”

A demora na concessão dos vistos ocorre pela discrepância entre o número de vistos disponíveis e o de imigrantes candidatos a receber o visto permanente. Um projeto de lei foi aprovado em junho deste ano pelo Senado americano para eliminar pendências na concessão do green card baseado em um programa de méritos que tem como base principal a educação e a qualificação profissional. Porém, os republicanos já deixaram claro que não vão aceitar essa medida.

Nenhuma das outras medidas recentemente aprovadas pelo Senado americano é voltada para a melhoria no sistema de concessão de vistos para imigrantes que seguem a lei. Angeles diz que o Senado deve solucionar casos como o seu antes de conceder qualquer ajuda aos imigrantes ilegais. Souza concorda e diz que as medidas tomadas para regularizar a situação dos ilegais causam arrependimento aos que tentaram conseguir o visto legalmente. “Durante todo o tempo eu fiz tudo dentro da lei e agora não vejo nenhuma vantagem nisso”, conclui Souza.

Fontes:
The New York Times-Legal Immigrants Seek Reward for Years of Following the Rules

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *