Início » Internacional » Imóveis perto de áreas de ‘fracking’ enfrentam desvalorização
Impacto imobiliário

Imóveis perto de áreas de ‘fracking’ enfrentam desvalorização

Temor da contaminação da água em áreas onde ocorre a exploração do gás de folhelho derruba preço de imóveis pelo mundo

Imóveis perto de áreas de ‘fracking’ enfrentam desvalorização
A facilidade de acesso à informação teve um papel fundamental na queda dos preços (Reprodução/Getty)

A exploração de gás de folhelho (mais conhecido como gás de xisto) através do fracking está afetando o preço dos imóveis em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália.

Recentemente, nos Estados Unidos, um relatório feito pela  Agência Nacional de Pesquisa Econômica (NBER) do país revelou que o temor da contaminação da água em áreas onde ocorre a exploração derrubou o preço dos imóveis mais próximos. Enquanto isso, casas distantes dessas regiões, cujo abastecimento de água provém de outras fontes, se tornaram mais valorizadas.

A facilidade de acesso à informação teve um papel fundamental nessa tendência. Em dezembro de 2012, a Agência Europeia do Meio Ambiente disponibilizou na internet um mapa detalhado da geografia britânica, mostrando as áreas mais suscetíveis a alagamentos. Na Austrália e nos países da América onde o fracking é permitido também estão sendo divulgados mapas mostrando de onde provém a água utilizada para o abastecimento.

Com acesso fácil a essa informação, pessoas interessadas em comprar imóveis passaram a selecionar mais os locais escolhidos, o que refletiu no preço dos imóveis à venda.

Fontes:
The Economist-Buyer beware

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *