Início » Internacional » Incêndio em estúdio de animação deixa pelo menos 33 mortos no Japão
SUSPEITA DE CRIME

Incêndio em estúdio de animação deixa pelo menos 33 mortos no Japão

Estima-se que 70 pessoas estavam no estúdio da Kyoto Animation quando incêndio começou. Homem de cerca de 40 anos é suspeito de ter provocado as chamas

Incêndio em estúdio de animação deixa pelo menos 33 mortos no Japão
Estima-se que havia cerca de 70 pessoas nos estúdios da Kyoto Animation (Fonte: Reprodução/Instagram/@xray_raix)

Pelo menos 33 pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas em um incêndio, suspeito de ter sido criminoso, em um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, nesta quinta-feira, 18.

Um homem de cerca de 40 anos é suspeito de ter provocado o incêndio. Ele teria jogado um líquido inflamável para provocar o incêndio. O homem está hospitalizado, com queimaduras, sob a supervisão da polícia.

Estima-se que pelo menos 70 pessoas estavam nos estúdios da Kyoto Animation por volta das 10h30 da manhã desta quinta-feira (noite da última quarta-feira, 17, no horário de Brasília), quando o incêndio começou. Aproximadamente 160 pessoas trabalham no local, onde também funciona uma escola de animação.

De acordo com o presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, o estúdio recebeu alguns e-mails ameaçadores recentemente. “Eles foram endereçados ao nosso escritório e departamento de vendas e nos disseram para ‘morrer’”, afirmou Hatta à emissora japonesa NHK.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, usou as redes sociais para comentar sobre o ocorrido. Abe expressou as condolências às vítimas e afirmou: “É tão horrível que estou sem palavras”. No Twitter, centenas de milhares de pessoas usaram a hashtag#PrayForKyoAni” (reze pela Kyoto Animation, em tradução livre) para lamentar o incêndio.

A Kyoto Animation é uma grande produtora de animações japonesas, que está em atividade desde 1981. O estúdio produziu animes, como são chamadas as animações do país, que fizeram sucesso em todo o mundo, como “Full Metal Panic” e “Clannad”.

Ademais, também produziu obras que estão disponíveis no serviço de streaming de vídeo Netflix e são populares no Brasil, como “Violet Evergarden” e o filme “A Voz do Silêncio”, que chegou a ser pré-indicado ao Oscar de 2018. O filme conquistou elogios do diretor Makoto Shinkai, um dos proeminentes nomes das animações japonesas na atualidade.

Fontes:
Folha de S.Paulo-Incêndio supostamente criminoso em estúdio de animação no Japão deixa mortos
The New York Times-Japan in Shock After Suspected Arson at Kyoto Animation Studio Kills 33

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *