Início » Vida » Comportamento » Índia remunera crianças que usam banheiro público
Campanha pela saúde

Índia remunera crianças que usam banheiro público

Crianças estão sendo pagas pelo governo indiano para utilizar os banheiros públicos. Medida visa acabar com a prática de evacuar a céu aberto

Índia remunera crianças que usam banheiro público
Há 320 banheiros na comunidade. Mesmo assim, a prática de evacuação ao ar livre continua (Foto: Wikipedia)

A cidade indiana de Ahmedabad desenvolveu um projeto para coibir a prática de evacuação ao ar livre: uma rúpia para cada criança que usa o banheiro público.

Na Índia, por falta de saneamento básico adequado, mais de 500 milhões de pessoas evacuam a céu aberto. As pessoas usam as matas, espaços abertos e córregos para aliviar suas necessidades, o que representa uma grande ameaça para a saúde.

A prática é um ritual diário no país, que muitos cumprem mesmo quando há banheiros públicos por perto. “Fizemos banheiros públicos, mas as pessoas ainda não usam”, disse Anil Prajapati, presidente da Organização para o Desenvolvimento Sanitário de Gujarat.

Em Ahmedabad , há 320 banheiros, dos quais 143 são gratuitos. Mesmo assim, o conselho municipal observou que a prática de evacuação ao ar livre continuava. “Percebemos que teríamos que introduzir outro esquema. Estamos dando uma rúpia (menos de um centavo) para as crianças por dia, ou damos chocolates para incentivar o uso dos banheiros”, diz Bhavin Solanki, do conselho municipal.

Uma das prioridades do governo do primeiro-ministro Narendra Modi é eliminar a evacuação a céu aberto na Índia. Seu objetivo é que toda a população do país tenha acesso a banheiros até 2019. Nos últimos anos, a Índia investiu em campanhas sanitárias, mas poucas tiveram efeito.

Fontes:
BBC - Para coibir defecação ao ar livre, Índia remunera crianças que usam banheiro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *