Início » Internacional » Índia terá a maior população do mundo seis anos antes do esperado, diz ONU
População mundial

Índia terá a maior população do mundo seis anos antes do esperado, diz ONU

De acordo com relatório da ONU, população indiana deve ultrapassar a chinesa a partir de 2022; no Brasil, população vai encolher

Índia terá a maior população do mundo seis anos antes do esperado, diz ONU
Índia vai ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo antes da metade deste século (Foto: Wikipédia)

A Índia será o país mais populoso do mundo seis anos antes do esperado, de acordo com projeções revisadas pela ONU e divulgadas na quarta-feira, 29.

O relatório “Perspectivas da População Mundial”, da divisão de população do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, diz que a China e a Índia têm, respectivamente, cerca de 1,38 bilhões e 1,31 bilhões de pessoas. A partir de 2022, quando ambos terão cerca de 1,4 bilhões, a população da Índia vai continuar crescendo, enquanto a da China deve “permanecer relativamente estável” até 2030, ano em que começará a “cair ligeiramente”, segundo o relatório.

Isso ocorrerá seis anos antes do que a organização projetava há dois anos, quando apontou 2028 como o ano em que a população da Índia provavelmente passaria a da China. A Índia, que responde por 18% da população mundial, deve abrigar 1,5 bilhões de pessoas em 2030 e 1,7 bilhões em 2050.

A população mundial, atualmente em 7,3 bilhões, deve chegar a 9,7 bilhões em 2050, e 11,2 bilhões em 2100.

População brasileira vai encolher

Ainda de acordo com o relatório, o Brasil, que hoje tem 207 milhões de habitantes, deve chegar a 2100 com “apenas” 200 milhões. A população deve começar a cair a partir da segunda metade deste século. Hoje o Brasil é o quinto país mais populoso. Em 2100, estará na 13ª posição.

O Brasil também vai envelhecer. A idade média do brasileiro, atualmente de 31 anos, será de 50,2 anos em 2100. Se hoje um habitante do país vive em média 75 anos, em 2100 viverá 88 anos.

Fontes:
Washington Post - India will have the world´s largest population earlier than expected, says UN
Instituto Millenium - População do Brasil vai encolher

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *