Início » Internacional » Ingrid Betancourt é libertada após seis anos como refém das Farc
Colômbia

Ingrid Betancourt é libertada após seis anos como refém das Farc

Em uma ação sem precedentes, a política Ingrid Betancourt, três americanos e 11 militares da Colômbia foram resgatados por tropas colombianas do poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no dia 2 de julho. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa Juan Manuel Santos.

O ministro afirmou que todos os resgatados se encontram em estado de saúde razoavelmente bom, visto que foram reféns por muitos anos na selva colombiana. Eles integravam o grupo de 40 pessoas em poder da guerrilha, que pretendia trocá-los por 500 rebeldes presos depois que fosse criada uma zona desmilitarizada na Colômbia.

O resgate aconteceu em uma zona de floresta no sul do país, segundo Juan Manuel Santos.

Fontes:
Folha Online - Betancourt e três americanos são soltos pelas Farc, diz Colômbia

9 Opiniões

  1. Leonardo Souza disse:

    Finalmente, uma excelente notícia! Ainda existem outras Betancourt, com outros nomes, prisioneiras da intolerância política, lá e no Brasil.
    Bienvenida a la vida/Bienvenue a la vie, Ingrid!!!

  2. Henrique disse:

    Estava na hora! Até que enfim uma investida de sucesso para libertar esta senhora. Queria ver a cara do Lula e do Chavez qdo souberam da notícia… estes dois e suas cambadas de "cumpanheiros" sempre viram com bons olhos as Farc.. não é atoa que o tráfego de drogas é sem controle em nossas fronteiras! Parabéns à Colombia que acordou para o bom senso!!…. aqui no Brasil ficamos nós reféns das nossas FARCs institucionalizadas …o PT (Partido dos Traidores) o MST a Via Campesina e por aí vai.

  3. hcgalvao disse:

    Numa época recheada de notícias pessimistas, um pouco de otimismo não faz mal a ninguém. A "Terra do Nunca" existe!

  4. Filipe Nhamirre disse:

    Será que houve a troca com os tais rebeldes, foi ume intervencao armada ou negociacao?
    Ela e muitos outros sofreram bastante já era tempo de adquirirem a liberdade. Deus é Pai

  5. Josias disse:

    Fiquei emocionado com esta notícia, já estava na hora de ela ser solta. É muito bom saber disso!!

  6. heloisa disse:

    Parabéns ao trabalho perfeito da inteligencia colombiana, e a segurança do resgate. Pena que nosso governo não tenha conseguido cumprimentar o presidente colombiano e nunca tenha reconhecido as Farcs como um grupo de narcotraficantes. Isto já estava há muito tempo óbvio quando lá estava o brasileiro Fernandinho Beira-mar. Parabéns a outros presidentes como Sarkosy,Chirac etc, e pêsames ao presidente Chavez, o eterno, que financiou a guerrilha. Quem sabe este bem sucedido resgate ajude a dar um fim a tantos equívocos políticos na América do Sul. Luciana Genro se referiu às Farcs como "o heróico povo da Colômbia em luta contra o imperialismo americano". Esperamos que este tipo de discurso mude com este feito histórico, com a diminuição da violência na Colombia e com a percepção do real significado destes movimentos. Que a boa notícia nos traga alento e coragem de modernizar nossas idéias.

  7. Adilson Rocha disse:

    Fazer isso com uma pessoa seja ela quem for, é tirar o direito da liberdade, para que possa usufruir a vida que lhe deram. Esses grupos que aterrorizam precisam ser esterminado. A lei Bíblica diz: Olho por Olho;dente por dente. Isso hoje não existe mas é preciso serem mais severos ao lidarem com os que nos amedrotam. "VOLTE A TI A TUA PAZ INGRID".

  8. Evandro Correia disse:

    Essas FARC são terroristas nojentas, se Lula as chama de "cumpanheiras" ele também é.

  9. Laurel disse:

    Que felicidade!!! Muito boa sorte na sua vida nova, Ingrid.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *