Início » Economia » Integrantes da Opep divergem sobre corte da oferta
Petróleo

Integrantes da Opep divergem sobre corte da oferta

Países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divergem sobre a possibilidade de uma nova redução da oferta, que será discutida pelo grupo no próximo domingo em Viena.

Trata-se de uma tentativa para forçar uma alta nos preços do petróleo ou pedir que seus membros cumpram com maior rigidez seus compromissos anteriores para diminuir a produção.

Desta vez as intenções dos 12 países membros da Opep não são claras. "Há opiniões divergentes. Alguns pensam que a oferta deve ser reduzida, outros pensam que deve ser mantida", admitiu na quarta-feira Chekib Jelil, ministro argelino de Energia.

Com a queda na demanda por petróleo, a Opep diminuiu de maneira significativa a sua produção no fim de 2008, quando foi estabelecida a meta retirar do mercado 4,2 milhões de barris por dia em relação à produção do mês de setembro. Os membros da orgaização colocaram em prática 80% das baixas prometidas, demostrando um respeito inédito às cotas na história do cartel.

Fontes:
Gazeta Mercantil - Países da Opep divergem sobre novo corte de oferta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Dorival Silva disse:

    Em qualquer país civilizado o que esse cartel da OPEP faz é ilegal, dá cadeia. Mas internacionalmente não há leis que impeçam.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *