Início » Internacional » Internet da Coreia do Norte tem apenas 28 sites
INTERNET RESTRITA

Internet da Coreia do Norte tem apenas 28 sites

Erro de configuração em servidor revela que o país tem 28 sites na internet, a maioria pertencentes a órgãos do governo

Internet da Coreia do Norte tem apenas 28 sites
A lista de sites revelou 28 domínios registrados na Coreia do Norte (Foto: Wikimedia)

Um erro de configuração na internet da Coreia do Norte revelou que o país tem apenas 28 sites registrados na internet. A informação foi dada após um erro de configuração acidentalmente revelar para o restante do mundo todos os sites norte-coreanos com o domínio “.kp” existentes.

“Agora nós temos uma lista completa dos nomes de domínios do país e é surpreendentemente (ou não tão surpreendente) muito pequena”, disse Matt Bryant, um engenheiro de segurança que disponibilizou a informação no site GitHub. Uma lista com todos as páginas da internet norte-coreana reveladas pode ser encontrada no site Reddit. Alguns deles ainda permanecem acessíveis, outros foram bloqueados.

Muitos dos sites no país pertencem a órgãos oficiais do governo, como o do Comitê de Relações Culturais, o da agência marítima e das agências estatais de notícias Pyongyang Broadcasting Service e Rodong Sinmun, o jornal controlado pelo Partido Comunista.

Além dos órgãos oficiais, a lista mostra sites de culinária, esportes, filmes, além da companhia aérea estatal, Air Koryo. Há também um endereço que aparenta ser de uma rede social, chamada “Friend”.

Apesar da lista de sites sinalizar um raro lapso de informações sobre a internet do país, Martyn Williams, que mantém o blog North Korea Tech, indica que o vazamento não traz revelações significativas. Ele destaca que ainda há uma versão interna da internet que está disponível somente para a população do país e que lá deve ter informações mais sensíveis sobre o regime norte-coreano.

Fontes:
The Guardian-North Korea only has 28 websites, according to leak of official data

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *