Início » Cultura » Investigação do FBI inclui Copa de 2014 no Brasil
Escândalo Fifa

Investigação do FBI inclui Copa de 2014 no Brasil

FBI está investigando a ligação entre o antigo dirigente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, suspeito de pagamento de propina

Investigação do FBI inclui Copa de 2014 no Brasil
Americanos estão investigando a relação entre Ricardo Teixeira, antigo presidente da CBF, e Jerome Valcke (Foto: Wikipédia)

A investigação do FBI sobre a corrupção na Fifa, que já causou a renúncia do presidente da entidade Joseph Blatter, alcançou a organização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os agentes estão investigando a ligação entre o antigo dirigente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, acusado de repassar, em 2008, US$ 10 milhões em propina para Jack Warner, ex-presidente da Concacaf.

Leia mais: Zico considera se candidatar à presidência da Fifa
Leia mais: FIFA estreia filme que exalta Blatter em meio a denúncias de corrupção

Ao todo, as últimas cinco copas estão sendo investigadas, assim como as eleições para as escolhas das Copas de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar. Em depoimento para a corte de Nova York, o ex-membro do comitê executivo da Fifa, Chuck Blazer, afirmou ter recebido propina para ajudar na escolha da África do Sul, em 2010, e ter facilitado o pagamento de suborno durante a Copa de 1998, na França.

Blatter é envolvido diretamente pela primeira vez

A cada dia, aparecem novas denúncias contra a Fifa. Pela primeira vez, uma delas atingiu diretamente o presidente da entidade, Sepp Blatter. O presidente da Associação de Futebol da Irlanda do Norte, John Delaney, afirmou que a entidade que administra recebeu 5 milhões de euros de Blatter para não entrar na justiça antes da Copa de 2010.

A ameaça aconteceu devido a um erro grave do juiz em um jogo de repescagem entre a Irlanda e a França. Henry, atacante francês, usou a mão para criar o gol que classificou seu país para a Copa. Os irlandeses afirmaram que entrariam na justiça para que o mundial tivesse 33 times e Blatter pagou para que a associação desistisse da ideia.

Fontes:
Guardian-Fifa corruption crisis: FBI inquiry now includes 2014 Brazil World Cup
Euronews-FIFA pagou à Irlanda para evitar ação legal

2 Opiniões

  1. Vitafer disse:

    Para mim, o pior de tudo isso foi o 7 x 0 da Alemanha. Quanto jogadores e técnicos levaram para permitir uma barbárie dessas?

  2. Carlos Furtado disse:

    Entrou uma quantidade de dinheiro enorme do Brasil pra manter os corruptos do alto padrão FIFA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *