Início » Internacional » Irã descobre imenso campo de petróleo
COM CERCA DE 53 BILHÕES DE BARRIS

Irã descobre imenso campo de petróleo

Campo de petróleo foi confirmado como o segundo maior do país. Se capacidade for comprovada, Irã terá a terceira maior reserva de petróleo do mundo

Irã descobre imenso campo de petróleo
Campo petrolífero tem estimativa de 53 bilhões de barris (Foto: Adam Jones/Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, confirmou nesta segunda-feira, 11, que o imenso campo de petróleo recentemente descoberto no país é o segundo maior de toda a nação. O anúncio da descoberta do campo foi dado no último domingo, 10.

O maior campo petrolífero do Irã conta com 65 bilhões de barris e está localizado em Ahvaz. O novo campo de petróleo, localizado no sul do Irã, tem uma estimativa de 53 bilhões de barris, segundo apontou o ministro. Atualmente, as reservas de petróleo contam comprovadamente com mais de 150 bilhões de barris.

Inicialmente, a capacidade do local, que fica na província de Khuzestan, foi estimada em 31 bilhões de barris. No entanto, com a exploração do local, foram adicionados outros 22 bilhões de barris às estimativas, segundo a agência de notícias do ministério do Petróleo, Shana.

Segundo analistas, o anúncio da descoberta é um apelo do país à comunidade internacional sobre a sua importância como fornecedor de petróleo, se equiparando a nações como Venezuela e Arábia Saudita. Isso porque o Irã está sendo estrangulado pelas sanções econômicas aplicadas pelos Estados Unidos ao país.

Atualmente, o Irã é a quarta maior reserva de petróleo do mundo, com uma estimativa de 157 bilhões de barris. As três primeiras posições são ocupadas por Venezuela, com mais de 300 bilhões de barris; Arábia Saudita, com mais de 266 bilhões de barris; e Canadá, com mais de 169 bilhões de barris. Caso a capacidade do novo campo de petróleo seja comprovada, o Irã salta para a terceira posição.

Segundo cálculos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o mundo utiliza, diariamente, cerca de 100 milhões de barris de petróleo. Cada barril tem 159 litros do óleo.

Leia mais: Os efeitos da saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã

Fontes:
Al Jazeera-Iran says newly discovered oilfield is country's second biggest
The New York Times-Iran Finds Oil Field With Over 50 Billion Barrels, Rouhani Says
DW-Irã anuncia descoberta de imenso campo de petróleo
Uol-Quais são os países com as maiores reservas de petróleo e por que isso não é sempre um sinal de riqueza

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *