A agência oficial russa TASS afirmou nesta terça-feira, 14, que os chefes da diplomacia do Irã e do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, mais Alemanha) chegaram a um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O tema abala as relações internacionais há 12 anos.
Um diplomata europeu disse à TASS que “se chegou a um compromisso em todos os aspectos”, e que “muito em breve se anunciarão os resultados”.
As negociações duraram ao todo 21 meses. Houve ainda uma etapa final de discussões em Viena durante 18 dias. A última sessão plenária das negociações acontece ainda nesta terça na sede da ONU em Viena. O anúncio dos resultados das conversas deve ser feito logo em seguida.
A comunidade internacional visa alcançar um acordo definitivo com o Irã no qual o país não possa produzir armas atômicas. Em troca, as sanções econômicas ao país seriam suspensas.
O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou, também nesta terça, que um acordo nuclear entre seu país e o Grupo 5+1 será “um triunfo da diplomacia” e servirá como um “bom começo” para novas relações internacionais.
Fontes:
Folha de S.Paulo - Irã e Grupo 5+1 fecham acordo nuclear, afirma agência oficial russa
4 comentários