Início » Internacional » Iraque declara vitória contra Estado Islâmico
FIM DA GUERRA

Iraque declara vitória contra Estado Islâmico

'Forças iraquianas libertaram todo o território iraquiano dos terroristas e controla todas as fronteiras e suas passagens', afirmou Ministério da Defesa

Iraque declara vitória contra Estado Islâmico
Militares iraquianos comemoram o anúncio da vitória contra o Estado Islâmico (Fonte: Reprodução/Reuters)

Após três anos e meio de conflito, o Iraque anunciou neste sábado, 9, o fim da guerra contra o Estado Islâmico no país.

O premier iraquiano, Haider al Abadi, declarou “vitória final” ao confirmar a retomada do controle dos últimos redutos que o grupo extremista mantinha no Iraque.

Em pronunciamento, o premier afirmou que “as nossas forças conseguiram o controle total das fronteiras com a Síria”. Ainda de acordo com Abadi, “a vitória foi conquistada graças à unidade de todos os iraquianos na luta contra um inimigo que não pensava que veríamos este dia”.

O Ministério da Defesa ressaltou que “as forças iraquianas libertaram todo o território iraquiano dos terroristas e controla todas as fronteiras e suas passagens. Os últimos terroristas no Iraque foram eliminados”.

Em comunicado, a coalizão internacional contra o Estado Islâmico, que é liderada pelos EUA, parabenizou “o povo do Iraque pela sua vitória contra o Daesh”, ressaltando que continuará lhe prestando apoio “enquanto estabelecem as condições para um futuro seguro e próspero”.

Fontes:
EBC - Iraque anuncia final da guerra contra Estado Islâmico em seu território

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *