Início » Internacional » Iraque pede ataque aéreo contra Estado Islâmico
Destruição de antiguidades

Iraque pede ataque aéreo contra Estado Islâmico

Ministro iraquiano pede que coalizão militar liderada pelos EUA impeça ação do Estado Islâmico contra antiguidades do país

Iraque pede ataque aéreo contra Estado Islâmico
Combatentes do Estado Islâmico destroem estátuas em museu em Mosul (Fonte: Reprodução/Reuters)

O governo do Iraque pediu que a coalizão militar liderada pelos EUA use a Força Aérea para impedir a ação do Estado Islâmico (EI) contra antiguidades do país, consideradas alguns dos maiores tesouros arqueológicos do mundo.

De acordo com o ministro de Turismo e Antiguidades do Iraque, Adel Shirshab, apenas a intervenção da coalizão militar pode acabar com a destruição: “Eu estou pedindo à comunidade internacional e à coalizão para ativar seus ataques aéreos e mirar o terrorismo onde quer que exista”.

O governo iraquiano ainda não avaliou a extensão dos danos às antiguidades do país, ameaçadas de roubos e de destruição por combatentes do Estado Islâmico.

Nos últimos dias, o grupo terrorista saqueou o sítio arqueológico de Dur Sharrukin, atual cidade de Jorsabad, atacou a cidade de Hatra, de 2.000 anos, e destruiu a antiga cidade assíria de Nimrud. Há quase duas semanas o EI divulgou um vídeo que mostra homens saqueando um museu em Mosul, quebrando estátuas e esculturas. A ONU classificou os danos à história do Iraque como um “crime de guerra”.

Fontes:
Veja - Iraque: 'Só ataque aéreo pode parar a destruição de antiguidades'

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *