Início » Internacional » ISIS anuncia estabelecimento de califado islâmico
Oriente Médio

ISIS anuncia estabelecimento de califado islâmico

O califado desapareceu há mais de um século como sistema político e tem o califa como líder dos muçulmanos em todas as partes do mundo

ISIS anuncia estabelecimento de califado islâmico
O grupo radical sunita domina regiões no Iraque e na Síria (Foto:Reprodução/Internet)

Os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS) anunciaram neste domingo, 29, ter estabelecido um califado, definindo como chefe Abu Bakr al-Baghdadi, líder do ISIS. O grupo radical sunita controla amplas áreas no Iraque e na Síria e realizou o anúncio durante ofensiva militar iraquiana para recuperar o controle de regiões e principalmente da cidade Tikrit.

O califado desapareceu há mais de um século como sistema político e tem o califa como líder dos muçulmanos em todas as partes do mundo. O anúncio foi feito por meio de uma gravação de rádio divulgada na internet. Em documento postado em redes sociais, o grupo pede para ser chamado apenas de Estado Islâmico.

O sistema de califado governou a comunidade muçulmana desde a criação do Islã e se estendeu até o Califado Otomano, quando foi abolido no início do século XX.

Foram seis mil mortos desde o início dos conflitos entre os rebeldes do ISIS, a Frente al-Nusra, um ramo da al-Qaeda na Síria, e os moderados. A guerra da Síria começou há mais de três anos e já matou 162 mil sírios e mais de 9 milhões tiveram que deixar suas casas por causa do conflito.

Fontes:
O Globo - Rebeldes do Isis anunciam estabelecimento de ‘califado islâmico’
Estadão - Isil declara instalação de califado islâmico

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *