Início » Internacional » Isis ataca e destrói parte do sítio arqueológico de Nimrud, no Iraque
Terrorismo

Isis ataca e destrói parte do sítio arqueológico de Nimrud, no Iraque

Terroristas invadem sítio arqueológico com carros pesados na intenção de destruir monumentos e artefatos antigos

Isis ataca e destrói parte do sítio arqueológico de Nimrud, no Iraque
Trabalhadores iraquianos limpam o monumento de um touro alado em Nimrud, em 2011 (Reprodução/AFP)

O grupo militante Estado Islâmico invadiu com carros pesados e danificou o antigo sítio arqueológico de Nimrud, no norte do Iraque, segundo um comunicado do Ministério do Turismo e Antiguidades do Iraque divulgado nesta quinta-feira, 5.

Foi o último de uma série de ataques para destruir monumentos e artefatos históricos na Síria e no Iraque em nome de uma interpretação severa da lei islâmica. Na semana passada, militantes do Estado Islâmico filmaram-se destruindo estátuas e artefatos no Museu Mosul e na entrada para a antiga cidade de Nínive. Os militantes capturaram Mosul durante uma ofensiva realizada em grande parte do Iraque em junho passado.

“As gangues terroristas do Isis estão continuando a desafiar a vontade do mundo e o senso de humanidade ao cometerem um novo crime da sua série idiota”, diz uma nota do Ministério postada no Facebook.

Nimrud é um enorme sitio arqueológico dentro de uma cidade fundada pelo rei assírio Shalamansar I, que morreu em 1245 B.C. O sítio inclui relevos em pedra, touros alados e outras obras de arte monumentais.

“Eu não posso nem descrever a imensidão desta perda”, disse Ihsan Fethi, um membro da Sociedade de Arquitetos iraquianos que vem acompanhando a destruição de sítios do patrimônio. “Este é um dos mais famosos e, provavelmente, um dos locais mais importantes do mundo.”

Fontes:
The New York Times - Isis Attacks Arqueological Site at Nimrud

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *