Início » Internacional » Estado Islâmico executa civis que tentam fugir de Fallujah
IRAQUE

Estado Islâmico executa civis que tentam fugir de Fallujah

Com o objetivo de manter civis como escudo humano, o Estado Islâmico atira em quem tenta fugir da cidade

Estado Islâmico executa civis que tentam fugir de Fallujah
Já é a terceira semana que o exército iraquiano se mantém infiltrado na cidade tomada pelos militantes (Foto: wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Jihadistas do Estado Islâmico (Isis) dispararam contra civis que tentavam fugir da cidade sitiada de Fallujah, no Iraque. A informação foi dada por autoridades locais nesta segunda-feira, 6. Já é a terceira semana seguida que o exército iraquiano se mantém infiltrado na cidade tomada pelo grupo.

Leia mais: Civis são usados como escudo humano pelo Isis em Fallujah
Leia mais: Exército iraquiano entra em Fallujah, reduto do Isis

De acordo com deputado iraquiano Khalid al-Alwani, o Isis quer escudos humanos dentro de Fallujah, por isso continuam tentando impedir os estimados 50,000 civis que estão presos na cidade de escapar, em especial bloqueando o rio Eufrates.

O bloco parlamentar sunita do país aconselhou o primeiro-ministro do Iraque, Hairder al-Abadi, a usar barcos da frota policial para auxiliar as famílias a cruzar o rio, que fica a oeste da cidade.

O general do exército Ismail al-Mahalawi disse à emissora de televisão estatal que resgatar pessoas cruzando o Eufrates é uma “missão difícil”. Ele é um dos comandantes envolvidos na operação em Fallujah.

Equipes de emergência na cidade vizinha de Amiriyat al Fallujah, para onde muitos dos moradores de Fallujah fugiram, disseram que, no último sábado, 4, receberam os corpos de 13 pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, que se afogaram no Eufrates depois que militantes do Isis atiraram em seu barco.

Fontes:
The Wall Street Journal-Islamic State Militants Fire on Civilians Fleeing Fallujah

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *