Início » Internacional » Isis reivindica ataque contra boate turca
ATENTADO NA TURQUIA

Isis reivindica ataque contra boate turca

Dos 39 mortos, mais de 20 eram estrangeiros. Pelo menos 600 pessoas estavam no local

Isis reivindica ataque contra boate turca
Pelo menos 600 pessoas estavam na festa de Ano Novo (Foto: Twitter/ ‏@SirJadeja)

O Estado Islâmico reivindicou nesta segunda-feira, 2, a autoria do ataque que deixou 39 mortos no último domingo, 1, em uma boate em Istambul onde ocorria uma festa de ano novo.

O grupo jihadista disse, em um comunicado divulgado nas redes sociais, que um dos “soldados do califado” cometeu o massacre. Segundo o comunicado, o autor utilizou granadas e uma arma de fogo para atirar contra os clientes da boate. A polícia turca deteve, nesta segunda-feira, oito suspeitos de envolvimento com o ataque, mas ainda não se sabe detalhes sobre os presos.

No comunicado, o Estado Islâmico acusa a Turquia, um país de maioria muçulmana, de ter se aliado aos cristãos. Há quatro meses, o exército turco entrou no norte da Síria para combater o grupo jihadista e as milícias curdas.

A boate Reina é uma das mais chiques da cidade. Ela fica às margens do Bósforo, estreito que marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Algumas pessoas se jogaram nas águas para fugir dos tiros. Pelo menos 600 pessoas estavam na casa noturna na festa de Ano Novo.

A cidade já estava em alerta e já contava com reforço policial. Segundo uma declaração de Mehmet Kocarslan, proprietário da boate, o próprio estabelecimento teria reforçado sua segurança.

Fontes:
O Globo-Estado Islâmico reivindica massacre em boate de Istambul
BBC-Estado Islâmico assume ataque que matou 39 em Istambul: o que se sabe até agora
RFI-Grupo EI reivindica ataque a boate Reina em Istambul

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *