Início » Internacional » Islandês enfrenta ameaça de ‘extinção digital’
LINGUAGEM

Islandês enfrenta ameaça de ‘extinção digital’

A língua materna da Islândia está afundando no mundo online do inglês

Islandês enfrenta ameaça de ‘extinção digital’
Na era do Facebook, YouTube e Netflix, a linguagem das sagas da língua islandesa está afundando num oceano de inglês (Foto: Pixabay)

Diferente de outras línguas, quando a língua islandesa precisa de uma nova palavra, ela não pega uma palavra emprestada de outro idioma. Em vez disso, entusiastas fazem um novo termo com raízes no passado nórdico.

A complexidade da gramática é a mesma de um milênio atrás. Mas apesar de a língua ser antiga e de ser a chave da sensação de nação e identidade cultural, a língua islandesa é falada hoje por apenas 340 mil pessoas. Siri e Alexa não estão entre elas.

Na era do Facebook, YouTube e Netflix, a linguagem das sagas da língua islandesa está afundando num oceano de inglês. Professores relatam que seus alunos de 15 anos conversam em inglês no pátio. Segundo o professor de linguística Eiríkur Rögnvaldsson, como os jovens islandeses estão passando agora grande parte de suas vidas no mundo digital em inglês, eles não estão recebendo mais o que precisam para construir uma base sólida na gramática e no vocabulário de sua língua nativa. “Nós podemos ser vistos como uma geração que cresce sem uma língua materna própria”, diz.

Novos residentes da Islândia raramente precisam dominar a língua islandesa. Nos bares, restaurantes e lojas de Reykjavík, por exemplo, pode ser uma luta para locais conseguirem serem atendidos na língua nativa.

O governo islandês vai investir 3,1 milhões de libras por ano nos próximos cinco anos para financiar tecnologias de linguagem. A ideia é produzir materiais de código aberto para que desenvolvedores possam usá-los para fazer programas e aplicativos em islandês.

A língua islandesa sobreviveu bem nestes mais de mil anos e poucos especialistas se preocupam com a morte da língua num futuro próximo. A preocupação, segundo a estudante de PhD Iris Edda Nowenstein, que trabalha com Rögnvaldsson num estudo sobre o impacto da língua digital, é se os islandeses vão passar a entender menos sobre sua herança cultural.

Fontes:
The Guardian- Icelandic language battles threat of 'digital extinction'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *