Início » Internacional » Israel abre eleições com vantagem de Netanyahu
eleições israelenses

Israel abre eleições com vantagem de Netanyahu

De acordo com pesquisas, coalizão do partido do atual premier lidera as intenções de voto

Israel abre eleições com vantagem de Netanyahu
Caso vença, Netanyahu terá que se aproximar da direita para governar (Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As eleições parlamentares israelenses começaram nesta terça-feira, 22, apontando a provável vitória da coalizão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O atual premier votou por volta das nove horas, acompanhado de sua esposa Sara e dos filhos, em um colégio próximo a sua residência, na Jerusalém Ocidental. Ao deixar a seção eleitoral, o primeiro-ministro pediu o apoio de setores religiosos moderados e dos jovens ao seu partido, Likud.

De acordo com as últimas pesquisas, a coalizão do partido de Netanyahu com o Beitenu, de Avigdor Lieberman, lidera as intenções de voto. A vitória lhes renderia cerca de 35 dos 120 assentos no Parlamento. Já o Partido Trabalhista, o Yesh Atid, e o Hatnuá, movimento da ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni, não conseguiram entrar em acordo para formar uma coalizão.

Aproximação com a direita

Mesmo que vença as eleições, Netanyahu ainda precisará do apoio da extrema direita para governar. O principal alvo é o partido ultranacionalista Lar Judeu, do milionário Naftali Bennett. O partido, que conta com o apoio dos colonos radicais, pode alcançar até 15 assentos.

A aproximação com a direita fará com que Netanyahu acolha demandas mais radicais, como a expansão dos assentamentos judeus na Palestina e o aumento da ofensiva contra grupos radicais, como o Hamas. As pressões para que Israel inicie uma guerra contra o Irã também devem aumentar. Segundo Israel, a república islâmica está desenvolvendo um projeto de bomba nuclear com o objetivo de destruir Israel.

A aproximação com a extrema direita e a adoção de tais medidas podem acirrar o atrito entre Israel e a comunidade internacional, que se opõe a criação de novos assentamentos e prega pelo diálogo entre Teerã e Israel. O pleito está previsto para terminar às 22h (18h, no horário de Brasília), e o resultado oficial deve sair na próxima quarta-feira, 23.

Fontes:
Folha-Israel abre eleição parlamentar com expectativa de vitória de premiê

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *