Início » Internacional » Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo
Oriente Médio

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo

Acordo entrou em vigor no fim da tarde de quarta-feira

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo
Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton esteve na região para ajudar a mediar o acordo (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O governo de Israel e o grupo radical palestino Hamas chegaram, nesta quarta-feira, 21, a um acordo de cessar-fogo. Após oito dias de enfrentamentos, que deixaram pelo menos 140 palestinos e cinco israelenses mortos, a trégua começou a valer a partir das 21 horas locais (17 horas no horário de Brasília) desta quarta-feira.

Leia também: Bombardeios continuam em Gaza
Leia também: Aumenta pressão mundial por acordo em Gaza
Leia também: Ban Ki-moon pede trégua entre Israel e Hamas

De acordo com a rádio israelense Reshet Bet, um acordo por escrito foi assinado por ambos os lados. A trégua, segundo fontes, não inclui o fim do bloqueio ao território palestino.

A informação foi confirmada pelo ministro egípcio das Relações Exteriores, Mohamed Kamel Amr, e pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, durante coletiva de imprensa, no Cairo. O Egito media o diálogo entre os dois lados desde o início da ofensiva israelense, há uma semana.

Clinton elogiou os esforços de ambas as partes envolvidas no conflito e, numa referência indireta às revoluções da Primavera Árabe, disse que o cessar-fogo acontece em um momento crucial para os países no Oriente Médio.

“Esse é um momento crítico para a região. O novo governo do Egito está assumindo a responsabilidade e a liderança que há muito tem feito deste país uma pedra angular para a estabilidade regional e a paz”, disse.

 

Fontes:
Estadão-Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, diz Egito

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *