Início » Internacional » Israel reduz bloqueio na fronteira com Gaza
Palestina

Israel reduz bloqueio na fronteira com Gaza

Redução das restrições faz parte de acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito

Israel reduz bloqueio na fronteira com Gaza
Concessão é a primeira desde que o Hamas assumiu o poder, em 2007 (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Israel reduziu o bloqueio à Faixa de Gaza e no último domingo, 30, permitindo a entrada de um carregamento de material de construção destinado a uma obra privada no território palestino.

Esta foi a primeira concessão desde que o Hamas, grupo islâmico que não reconhece o Estado judaico, assumiu o poder, há cinco anos. Segundo um porta-voz palestino, a ação faz parte das negociações de cessar-fogo entre Israel e Palestina, mediadas pelo Egito.

Em 2007, quando o Hamas assumiu o controle da Palestina, Israel intensificou o bloqueio, mas, devido a pressões internacionais, começou a aliviar as restrições em 2010, permitindo que agências de ajuda internacional importassem materiais de construção.

Os caminhões carregados de cascalho chegaram a Gaza após consulta a autoridades israelenses. O material foi doado pelo Qatar, que prometeu U$ 400 milhões em financiamento para a reconstrução do território. De acordo com a Reuters, antes da redução das restrições, 70% dos bens necessários, incluindo materiais de construção e combustíveis, estavam chegando à Palestina através de túneis clandestinos pela fronteira egípcia.

Silvan Shalom, vice-primeiro-ministro de Israel, declarou que cerca de 300 caminhões carregados chegarão a Gaza diariamente.

Fontes:
O Globo-Israel reduz bloqueio na fronteira com Gaza

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *