Início » Internacional » Japão compra sistemas de defesa antimísseis dos EUA
AMEAÇA NORTE-COREANA

Japão compra sistemas de defesa antimísseis dos EUA

O objetivo da compra é conter a ameaça norte-coreana

Japão compra sistemas de defesa antimísseis dos EUA
Sistema de combate Aegis Ashore na Romênia (Foto: Agência da Defesa de Mísseis dos Estados Unidos)

O governo japonês autorizou a compra dois sistemas de defesa antimísseis dos Estados Unidos. O objetivo é que os sistemas Aegis Ashore contenham a ameaça norte-coreana.

“Nós precisamos aprimorar drasticamente nossa capacidade de defesa balística para proteger o Japão”, disse o ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera. Neste ano, a Coreia do Norte testou um míssil balístico que sobrevoou o território japonês e caiu no Pacífico. Além disso, a Coreia do Norte testou um míssil intercontinental no mês passado. Segundo o governo norte-coreano o Hwasong-15 é capaz de atingir cidades americanas.

Agentes do Ministério de Defesa do Japão se recusaram a falar sobre detalhes da compra até a divulgação oficial do orçamento de Defesa de 2018. A expectativa é que o orçamento alcance um recorde de US$ 46 bilhões. O sistema de defesa antimísseis vão ser capazes de proteger todo o país. Espera-se que eles estejam em operação em 2023.

Onodera também disse que o Japão vai adquirir mísseis de médio alcance que podem ser lançados na Coreia do Norte por aviões de combate caso um ataque pareça iminente. Isso vai representar uma mudança significativa na postura japonesa. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Japão assumiu uma postura estritamente defensiva. Esta é uma grande mudança desde a derrubada da lei pacifista em março do ano passado.

Fontes:
The Guardian- Japan buys US missile defence system to counter North Korean threat
Sputnik-Tóquio autoriza compra de sistemas de combate estadunidenses Aegis Ashore

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *