Três cientistas japoneses ganharão o Prêmio Nobel de Física pela invenção dos diodos emissores de luz [LEDs] azuis eficientes que permitem a criação de fontes de luz branca brilhantes e eficientes.
Leia mais: Criadores do ‘GPS cerebral’ levam o Nobel de Medicina
Os LEDs verdes e vermelhos já existem desde a década de 1960, mas os azuis só foram criados na década de 1990, por compostos semicondutores desenvolvidos pelos três cientistas permitiram criar os dispositivos nessa cor. A combinação dessas três cores contribuíram para criação da luz branca, que pode substituir lâmpadas incandescentes, primeiro, e fluorescentes, depois, permitindo economizar grande quantidade de energia.
LEDs nas três cores são usados lâmpadas incandescentes, primeiro, e fluorescentes, depois, permitindo economizar grande quantidade de energia.
Isamu Akasaki, da Universidade Meijo de Nagoya (Japão), Hiroshi Amano, da Universidade de Nagoya (Japão), e Shuji Nakamura, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA), vão receber cada um deles um terço do prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).
Fontes:
Folha-Japoneses inventores dos LEDs azuis ganham o Nobel de física
4 comentários