Início » Internacional » Isis pode estar por trás de ataque a concurso de charges de Maomé
Estados Unidos

Isis pode estar por trás de ataque a concurso de charges de Maomé

Uma conta chamada 'Shariah is light' avisou sobre o ataque ao evento ocorrido no Texas. Um homem assumiu a autoria do ataque em uma conta relacionada ao Estado Islâmico

Isis pode estar por trás de ataque a concurso de charges de Maomé
Policial do lado de fora da exposição de caricaturas sobre Maomé (Reprodução/Mike Stone/Reuters)

Dois homens armados foram mortos após abrir fogo contra um segurança do lado de fora do prédio onde ocorria um concurso de caricaturas do profeta Maomé, na noite do último domingo, 3. O evento aconteceu na cidade de Garland, subúrbio de Dallas, no Texas, EUA.

Cerca de 15 minutos antes da ação, uma conta no Twitter chamada “Shariah is light” (Sharia é a luz) avisou sobre o ataque ao evento. Segundo o grupo, SITE, que monitora grupos jihadistas, um homem assumiu a autoria do ataque em uma conta relacionada ao Estado Islâmico (Isis).

“As facas foram afiadas, em breve iremos para suas ruas com morte e abate”, dizia a mensagem, acompanhada da hashtag #texasattack. O FBI informou que os dois suspeitos dividiam um quarto em Phoenix, no Arizona. Um dos atiradores foi identificado como Elton Simpson.

Segundo informações da Prefeitura de Garland, os dois homens seguiam para o Curtis Culwell Center, local da exposição, quando começaram a disparar contra o segurança. Logo em seguida, policiais atiraram e mataram os dois suspeitos. O segurança, segundo o relato, não corre risco de morte. Os visitantes da exposição foram retirados do local depois que as autoridades relataram o tiroteio do lado de fora do edifício.

Promovido pela Iniciativa Americana de Defesa da Liberdade, o concurso de caricaturas de Maomé ofereceu um prêmio de US$ 10 mil para a melhor caricatura profeta Maomé. De acordo com a tradição muçulmana, qualquer representação física de Maomé é considerada blasfêmia.

Pamela Geller, presidente da Iniciativa Americana de Defesa da Liberdade, entidade baseada em Nova York, disse que a intenção do evento era “marcar posição” pela liberdade de expressão e contra a violência associada à publicação dos desenhos.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Dois homens armados são mortos perto de evento de cartuns de Maomé
O Globo-Jihadistas avisaram no Twitter 15 minutos antes de ataque a concurso de cartuns de Maomé no Texas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *