Início » Cultura » Joe Rosenthal fotografa a bandeira americana sendo fixada em Iwo Jima
Nesta Data

Joe Rosenthal fotografa a bandeira americana sendo fixada em Iwo Jima

No dia 23 de fevereiro de 1945, Joe Rosenthal tira sua mais famosa foto, conhecida como 'Raising the flag', durante a batalha de Iwo Jima, no Japão

Joe Rosenthal fotografa a bandeira americana sendo fixada em Iwo Jima
Foto foi tirada às 10h do dia 23 de fevereiro, quando seis soldados americanos fixavam a bandeira no Monte Suribachi (Foto: Reprodução/Joe Rosenthal)

A Segunda Guerra Mundial teve muitas batalhas famosas, entre elas o conflito pelo controle da ilha de Iwo Jima, no Japão, que durou do início de fevereiro ao fim de março de 1945. Um dos momentos mais importantes foi registrado pelo fotógrafo Joe Rosenthal, a bandeira dos Estados Unidos sendo fixada no topo do monte Suribachi, o mais alto da ilha, no dia 23 de fevereiro de 1945.

A luta pelo controle da ilha tinha um motivo estratégico. Nela havia campos aéreos que forneceriam vantagens estratégicas aos EUA, para reabastecimento de seus aviões bombardeiros na ofensiva ao Japão.

Mais de 6 mil combatentes morreram na Batalha de Iwo Jima. A fixação da bandeira significava que os americanos haviam tomado o controle da área de desembarque, o que possibilitou a chegada de mais tropas e a conquista definitiva da ilha no mês seguinte.

A foto dos soldados americanos foi tirada na manhã do dia 23 e rendeu o prêmio Pulitzer a Joe Rosenthal, que havia sido rejeitado pelo exército como fotógrafo oficial por ter problemas de visão. Ele entro para a Associated Press e acompanhou o conflito no japão. Rosenthal morreu em agosto de 2006.

Fontes:
History-Marines raise the flag on Mt. Suribachi

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *