Início » Internacional » Jovens perderam a capacidade de consertar aparelhos
Mundo descartável

Jovens perderam a capacidade de consertar aparelhos

Para Danielle George, professora de Engenharia de Radiofrequência, a geração atual espera que os aparelhos ‘apenas funcionem’ e não sabe como agir em caso de defeito

Jovens perderam a capacidade de consertar aparelhos
Atualmente, quando um aparelho apresenta algum defeito, a tendência é jogar fora e comprar outro (Reprodução/Internet)

Os jovens perderam a capacidade de consertar aparelhos com problemas. Essa é a conclusão de Danielle George, professora de Engenharia de Radiofrequência da Universidade de Manchester, Reino Unido.

Segundo Danielle, diferentemente das gerações anteriores, os jovens atuais vivem em um mundo descartável, onde os aparelhos são facilmente substituídos. Durante as palestras de Natal deste ano do Royal Institution, em Londres, Danielle disse que a maioria das pessoas abaixo de 40 anos espera que todos os aparelhos “simplesmente funcionem” e não sabem como proceder quando eles apresentam algum problema.

Por isso, atualmente, quando um aparelho apresenta algum defeito, a tendência é jogar fora e comprar outro. Porém, segundo Danielle, a maioria dos defeitos poderiam ser consertados com um breve conhecimento de engenharia ou de eletrônica.

Em sua palestra, intitulada, Sparks will fly: How to hack your home (Faíscas voarão: como hackear sua casa, em inglês), Danielle espera incentivar as pessoas a repensar o uso dos objetos domésticos usando a criatividade.

Durante seu discurso, a professora ensinou como usar folhas de alumínio para fazer com que pilhas menores se encaixem corretamente, como transformar o celular em um projetor usando um a lupa e uma caixa de sapato e como transformar uma garrafa de água em uma lâmpada.

“Quero que as pessoas percebam que têm o poder de transformar o mundo. Acredito que todos têm potencial para ser um inventor”, diz Danielle.

Fontes:
The Telegraph-Young people are 'lost generation' who can no longer fix gadgets, warns professor

3 Opiniões

  1. PROFª MARIA DAS GRAÇAS ROCHA disse:

    ELETRÔNICA E COMUNICAÇÃO ANDAM JUNTINHAS, DE MÃOS DADAS. SUPER CONTROLADAS. UM PAI RECLAMAVA PARA MIM: DEPOIS QUE OS FILHOS SAEM PARA A RUA, NINGUÉM CONSEGUE FALAR COM ELES. DUAS JOVENS, FORAM ATRAÍDAS OU CONVIDADAS, OU COMPRADAS EM TROCA DO SEU CORPO FAZER PROGRAMA SEXUAL. CONTA A JOVEM QUE SAIU VIVA. LOGO EM SEGUIDA, TER ADENTRADO O LOCAL, IMEDIATAMENTE OS CELULARES DAS DUAS GAROTAS FORAM DESLIGADOS. E A MALDITA CAIXA DE MENSAGEM PARA SABER QUAL É O TEU RECADO, O QUE VOCÊ QUER FALAR? UMA COISA É CERTA: O PRIMEIRO PASSO PARA DESVIAR OS NOSSOS FILHOS DO CAMINHO SENSATO É TIRÁ-LOS DE PERTO DA FAMÍLIA. LOGO, CELULAR, TELEFONIA E TERRA QUE POUCOS DOMINAM. ESTRATÉGIAS, MALDITAS ESTRATÉGIAS PARA O MAU. CONHEÇO UM RAPAZ QUE LIDERA UMA EQUIPE ONDE O OBJETIVO É FAZER FESTAS E ENTUPIR OS CONVIDADOS DE ALCOOL. DEPOIS, BLAU-BLAU ! JOVENS FICAM JOGADOS NO CHÃO LARGADO NA CHUVA E NA LAMA DE BÊBADOS QUE FICAM E NINGUÉM CUIDA. OS DEBATES FEITOS NA TV NÃO ALCANÇAM OS JOVENS.. A PERGUNTA É: QUE ESTRATÉGIA USAR PARA CONSCIENTIZAR OS JOVENS MAIS CEDO POSSÍVEL. EXISTE ALGUMA PESQUISA QUE TRATA DA MATURIDADE PRECOCE.POR QUE NÃO? SALVEM NOSSOS JOVENS ! TODOS ESTAMOS NO MESMO BARCO. COMO PODEM ALGUÉM VIVER NO CELULAR , O TEMPO TODO E ALGUÉM CHAMANDO DO OUTRO LADO? QUEM SÃO AS PESSOAS QUE CHAMAM OS SEUS FILHOS O TEMPO TODO?.

  2. Roberto1776 disse:

    Quando você não consegue que uma assistência técnica SAMSUNG de refrigeradores, que custam muito mais de 5.000 reais, se digne a consertar um refrigerador fora da garantia, o que se pode esperar de quem supostamente se propõe a consertar celulares???
    Só a incomodação já é desgastante demais. E isso não é uma política só da SAMSUNG, mas da SONY também. Tente conseguir uma bateria para substituir a de um celular que não esteja na garantia. Eu, pessoalmente, desisti da SONY. Felizmente da SAMSUNG, em São Paulo, você consegue peças para seus refrigeradores com importadores independentes, tais como a Comclick.com.br.
    Depois é só encontrar um bom técnico que tenha paciência para fazer o trabalho, o que também é difícil.
    Votamos totalmente a era do USE E JOGUE FORA.
    Deve ser um programa para desenvolvimento da poluição.

  3. André Luiz disse:

    Mas, para a maioria dos aparelhos eletrônicos modernos, e na maior parte das vezes, consertar um aparelho com defeito não é viável nem tecnicamente nem economicamente… Porque os aparelhos são feitos de forma a serem “descartáveis”! Por exemplo: muitos celulares/smartphones atuais não têm como trocar a bateria, porque a tampa traseira do aparelho não abre… E eu já tive um celular que apresentou um problema de luminosidade da tela, mas trocar o componente defeituoso custaria mais que a metade do preço de um celular novo! Simplesmente não vale a pena consertar… É a chamada “obsolescência programada”!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *