Início » Internacional » Judeus comemoram os 70 anos da criação de Israel
ISRAEL

Judeus comemoram os 70 anos da criação de Israel

Celebração deste ano é ofuscada por tensão na Síria e onda de protestos na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza

Judeus comemoram os 70 anos da criação de Israel
Várias festas estão previstas para ocorrer de norte ao sul de Israel (Foto: Pixabay)

O Estado de Israel completa 70 anos de criação nesta quarta-feira, 18. Embora a independência tenha ocorrido no dia 14 de maio de 1948, a celebração ocorre no dia 18 de abril, por conta do calendário hebraico. Várias festas estão previstas de norte ao sul no país.

No entanto, a celebração deste ano é ofuscada pela tensão na fronteira e na Síria. Na divisa com a Faixa de Gaza, palestinos promovem uma onda de manifestação chamada “A Grande Marcha do Retorno”, que prevê protestos todas as sextas-feiras, até o dia 15 de maio. Além disso, o exército israelense se encontra em alerta máximo para um possível ataque do Irã. Israel teme uma possível represália do governo iraniano ao ataque aéreo contra uma base militar na Síria onde havia combatentes iranianos. Para piorar, os recentes bombardeios americanos a alvos na Síria, com apoio da França e do Reino Unido, complicaram ainda mais a situação.

Na última terça-feira, 17, foi celebrado o Yom Hazikaron, Dia em Memória dos Soldados Caídos de Israel. Na ocasião, os israelenses ficam de pé, em silêncio, durante um toque de sirene de um minuto, em respeito aos mortos (soldados que morreram no conflito árabe-israelense, em 1948, e vítimas de terrorismo).

Criação de Israel

O povo judeu passou 2 mil anos sem ter um território fixo. Mas, no final do século XIX, milhares de judeus começaram a retornar ao antigo reino de Israel, onde, na época, ficava o território da Palestina, ocupado por árabes.

Com as ondas migratórias, que ocorreram até o final dos anos 1930, vários conflitos entre judeus e palestinos começaram a acontecer. Com a ascensão do nazismo na década de 1930, muitos judeus, fugindo do Holocausto, foram para a região.

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu dividir o território da Palestina, que estava sob domínio britânico, em dois: um estado árabe e um estado judeu.

Em 1948, logo após a declaração de independência de Israel, começou o conflito conhecido pelos judeus como Guerra da Independência. O conflito acabou em 1949, após um cessar-fogo.

 

Leia também: Concerto apresenta músicas feitas em campos de concentração

Fontes:
DW-Israel completa 70 anos entre comemorações e protestos
Agência Brasil-Judeus comemoram 70 anos de criação do Estado de Israel

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *