Início » Internacional » Julian Assange é preso em Londres
FUNDADOR DO WIKILEAKS

Julian Assange é preso em Londres

Presidente do Equador suspendeu o asilo diplomático concedido ao fundador do WikiLeaks

Julian Assange é preso em Londres
Assange estava refugiado na embaixada do Equador desde 2012 (Fonte: Reprodução/Flickr/Cancillería del Ecuador)

O australiano Julian Assange, de 47 anos, fundador do WikiLeaks, foi preso nesta quinta-feira, 11, na embaixada do Equador em Londres.

Assange estava refugiado na embaixada do Equador desde 2012. A polícia britânica informou que a prisão ocorreu após o presidente equatoriano, Lenin Moreno, ter suspendido o asilo diplomático que concedia ao fundador do WikiLeaks.

Em comunicado, a polícia britânica ressaltou que “foi convidada à embaixada pelo embaixador [do Equador] após a retirada do asilo pelo governo equatoriano”.

De acordo com o presidente equatoriano, Assange violou termos acordados para sua permanência na embaixada. Moreno ressaltou ainda que o fundador do WikiLeaks não tinha o direito de “hackear contas privadas ou telefones”, nem intervir na política de outros países.

O WikiLeaks afirmou que a decisão do governo do Equador foi “ilegal”. Assange permanecerá em uma delegacia do centro da capital britânica até que ocorra uma audiência com um juiz.

Assange buscou refúgio na embaixada do Equador em Londres para evitar uma extradição para a Suécia, onde enfrentava um processo por abuso sexual. Apesar de o caso ter sido arquivado em 2017, o fundador do Wikileaks permanecia como asilado por conta de um processo que enfrenta na Inglaterra por falta de pagamento de fiança e também por causa de uma ação nos EUA decorrente da divulgação de documentos pela organização fundada por Assange.

A agência de notícias Reuters revelou que o presidente equatoriano recebeu uma garantia de que o fundador do WikiLeaks não seria extraditado para um país onde poderia ser condenado à pena de morte.

De acordo com um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o país vai tentar a extradição de Assange. O fundador do WikiLeaks enfrentará acusações federais de conspiração para cometer invasão de computadores. A pena, caso seja julgado culpado, pode chegar até cinco anos de prisão.

Fontes:
G1 - Julian Assange é preso em Londres
Uol - Julian Assange, fundador do Wikileaks, é preso

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *