Início » Vida » Ciência » Juno envia as primeiras fotos de Júpiter
MISSÃO ESPACIAL

Juno envia as primeiras fotos de Júpiter

Nasa liberou as imagens nesta terça-feira

Juno envia as primeiras fotos de Júpiter
A JunoCam capturou as imagens no domingo, 10 (Foto: Divulgação/Nasa)

A Nasa divulgou, nesta terça-feira, 13, as primeiras imagens de Júpiter enviadas pela sonda Juno, que entrou na órbita no planeta no último dia 5. A imagens transmitidas confirmam o início da missão de 20 meses ao redor do maior planeta do sistema solar.

Leia mais: “A sonda espacial Juno entra na órbita de Júpiter

A imagem foi capturada no domingo, 10, a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros, e é possível ver a Grande Mancha Vermelha, uma famosa tempestade que vem diminuindo de tamanho nas últimas décadas.

A JunoCam, a câmera fotográfica que capturou as imagens, se manteve desligada durante a aproximação da órbita de Júpiter e só foi ligada novamente, junto com outros instrumentos, depois que a sonda sobreviveu a ultrapassagem das barreiras radioativas ao redor do planeta. Até agora, o caminho de Juno tem sido rastreado por sinais enviados à base.

“Estamos muito satisfeitos que tenhamos conseguido sobreviver a inserção da órbita de Júpiter”, disse Candice Hansen-Koharcheck, uma cientista do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, que é responsável pela operação da câmera.

Durante a sua órbita de 53 dias, Juno deve tirar cerca de quatro fotos por hora, enquanto o tamanho de Júpiter diminui ao passo que se afasta da sonda. Em órbitas futuras, Juno vai continuar fotografando os polos, mas o público vai votar no que mais deve ser fotografado.

O site Missão Juno já convida uma discussão sobre pontos de interesse. Em novembro, qualquer um poderá votar.

Fontes:
The New York Times-Juno Sends First Image Back While Orbiting Jupiter

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *