Início » Internacional » Kerry e oposição síria negociam acordo de paz
CESSAR-FOGO

Kerry e oposição síria negociam acordo de paz

O secretário de Estado americano se reuniu com o presidente da oposição síria, Khaled Khoja, para um acordo de cessar-fogo e transição política no país

Kerry e oposição síria negociam acordo de paz
Kerry havia afirmado que estava disposto a conversar com Assad (Foto: Flickr)

O secretário de Estado americano, John Kerry, iniciou negociações com o presidente da coalizão de oposição síria, Khaled Khoja, nesta segunda-feira, 16.

As conversas têm como objetivo dar prosseguimento ao acordo firmado no último sábado, 14, de cessar-fogo na guerra do país, que já dura cinco anos. EUA, Rússia e outros países europeus também propõem a realização de novas eleições na Síria em 18 meses.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, afirmou que para a próxima reunião coordenada pela ONU, a participação da oposição síria encaminhará o cessar-fogo no país. “O secretário (John Kerry) enfatizou a importância da oposição síria se aproximar para garantir que eles poderão participar ativamente e significativamente das negociações”, afirmou o porta-voz em nota.

John Kerry ainda defendeu o acesso irrestrito de organizações humanitárias para fornecimento de produtos de primeira necessidade. “Eles concordaram sobre a necessidade urgente de acabar com o sofrimento do povo sírio e ver a Síria sair da guerra civil, unificada, pluralista e liderado por um governo livre de Assad e sensível às necessidades do povo sírio”, disse Kirby em nota.

No último domingo, 15, Kerry havia afirmado que estava disposto a conversar com o presidente sírio Bashar al-Assad para uma mudança política no país. De acordo com o secretário, o governo americano estaria procurando meios para pressionar o governante nas negociações para a transição do governo sírio.

Além de Kerry, o vice-chanceler russo, Mikhail Bogdanov, também iniciou conversas com a oposição síria. Apesar de serem rivais, Bogdanov se encontrou com um representante da Frente do Povo Sírio, Qadri Jamil. O grupo é um dos maiores de oposição moderada no país.

Fontes:
O Globo-Kerry inicia negociação com oposição síria
Sputinik-Kerry Urges Syrian Opposition to Unite for Reconciliation Talks
Reuters-Kerry diz que EUA terão de negociar com Assad sobre Síria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ney disse:

    Tudo isso é culpa do governo Norte amaricamo, quer financiou os grupos rebeldes da
    Siria,

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *