Início » Internacional » KFC adota venda por reconhecimento facial na China
TECNOLOGIA

KFC adota venda por reconhecimento facial na China

Método permite pagamento de refeições através de um terminal que usa fotos no sistema para comparar rostos

KFC adota venda por reconhecimento facial na China
Sistema foi lançando na última sexta-feira, 1º, em Hangzhou (Foto: Wikimedia)

A rede americana de fast food KFC lançou na última sexta-feira, 1º, um sistema de pagamento por reconhecimento facial em uma loja na cidade de Hangzhou, no leste da China. Com a nova tecnologia, os clientes poderão fazer seus pedidos em um terminal tátil sem precisar usar seu dinheiro.

O novo sistema, batizado de “Smile to Pay”, foi desenvolvido em parceria entre o grupo Yum, dono das marcas KFC e Pizza Hut, e a gigante do comércio eletrônico Alibaba. O lançamento da tecnologia para aplicação comercial é descrita como uma “estreia mundial”.

A tecnologia foi implementada em uma loja da KPRO, uma franquia da rede KFC, destinada a servir refeições mais saudáveis. Nela, o rosto do cliente é detectado por uma câmera 3D, que compara a imagem com a foto que tem em sua conta do sistema de pagamento móvel Alipay, da Alibaba.

“Combinado com uma câmera 3D e um algoritmo de detecção de vivacidade, o Smile to Pay pode efetivamente bloquear tentativas de falsificação usando fotos de outras pessoas ou gravações de vídeo e garantir a segurança da conta”, explica Jidong Chen, diretor de tecnologia biométrica da Ant Financial, desenvolvedora do software de reconhecimento facial.

A tecnologia de reconhecimento facial tem sido frequentemente usada na China. Esse sistema já é usado no Templo do Céu, um famoso ponto turístico da capital Pequim, para detectar pessoas que roubam papel higiênico, e pela companhia aérea China Southern, que utiliza como substituição dos cartões de embarque.

Fontes:
Independent-KFC store in China lets customers pay with facial recognition
O Globo-Rede de fast food inicia venda por reconhecimento facial em loja na China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *