Início » Internacional » Kim chega ao Vietnã para cúpula com Trump
SEGUNDO ENCONTRO

Kim chega ao Vietnã para cúpula com Trump

Será o segundo encontro entre os líderes em oito meses. Kim e Trump esperam avançar na questão da desnuclearização da Coreia do Norte

Kim chega ao Vietnã para cúpula com Trump
Outro assunto que deve estar em pauta é a Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953 (Foto: Yonhap)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou nesta terça-feira, 26, ao Vietnã para a segunda cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que também chegou ao país horas depois. A reunião entre os líderes vai ocorrer nas próximas quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28.

A intenção desta segunda cúpula é prosseguir com a desnuclearização completa da Coreia do Norte, comprometimento firmado no primeiro encontro entre os líderes, em junho do ano passado. Por parte dos norte-coreanos, um dos principais objetivos é o fim das sanções americanas, que têm agravado a crise alimentar pela qual passa o país.

“Será uma importante oportunidade para avançar nos compromissos da Cúpula de Cingapura de transformar as relações, construir uma paz duradoura e completar a desnuclearização”, escreveu o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nas redes sociais. Pompeo também estará presente na reunião com o líder norte-coreano. Trump, por outro lado, economizou nas palavras, mas destacando estar confiante em uma cúpula “muito produtiva”.

Outro assunto que deve estar em pauta é a Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953. Apesar de encerrados os combates, a guerra nunca foi oficialmente finalizada e atualmente os países vivem um armistício. As expectativas é que Trump e Kim cheguem a um acordo para que a guerra, mais de 60 anos depois, seja formalmente encerrada.

Apesar do Vietnã ter sido definido como o local a abrigar a segunda cúpula entre os líderes, o local da reunião, assim como do jantar social entre os líderes, não foi divulgado. No entanto, a agência estatal de notícias coreana Yonhap divulgou que a Ópera de Hanói é um possível local para o jantar.

Chegada ao Vietnã

Trump chegou ao Vietnã cerca de duas horas depois de Kim, estando a bordo do seu avião oficial, Air Force One. O líder norte-coreano, por sua vez, chegou ao país de trem depois de mais de dois dias de viagem – Kim deixou a Coreia do Norte no último sábado, 23. Em sua chegada, foi recebido por estudantes balançando bandeiras da Coreia do Norte e do Vietnã, antes de entrar em um carro blindado com destino a Hanói, a capital do país.

“Eu passei por uma jornada de mais de 3 mil quilômetros até o Vietnã e agradeço ao país por uma recepção calorosa e entusiástica”, afirmou Kim Jong-un a Mai Tien Dung, ministro do Departamento de Governo do Vietnã.

Já em Hanói, Kim se hospedou no hotel Melia e visitou a embaixada da Coreia do Norte no local. Sempre acompanhado de guarda-costas, a agenda do líder norte-coreano não foi divulgada publicamente. Esta é a primeira visita de um líder norte-coreano ao Vietnã em 55 anos. O último a visitar o país foi seu avô, Kim Il-sung, que fundou a nação comunista.

Por outro lado, Trump tem seus primeiros compromissos oficiais com autoridades previstos para a próxima quarta-feira, quando o presidente americano deve se encontrar com o presidente vietnamina, Nguyễn Phú Trọng, horas antes do jantar com Kim Jong-un.

Fontes:
The Washington Post- North Korean leader Kim Jong Un arrives in Vietnam by train for summit with Trump
G1-Kim Jong-un chega ao Vietnã para segunda cúpula com Trump
The Guardian-Kim Jong-un arrives in Hanoi for Vietnam summit with Donald Trump

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *