Início » Internacional » Kim Jong-nam era informante da CIA, segundo jornal
INTERNACIONAL

Kim Jong-nam era informante da CIA, segundo jornal

De acordo com o 'Wall Street Journal', o meio irmão de Kim Jong-un, que foi assassinado em 2017, tinha ligações com a CIA

Kim Jong-nam era informante da CIA, segundo jornal
Na época do assassinato, duas mulheres foram condenadas pelo envenenamento de Kim Jong-nam (Foto: FreePic)

De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, Kim Jong-nam, meio irmão do líder da Coreia do Norte,Kim Jong-un, era um informante da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. O norte-coreano foi assassinado em um aeroporto da Malásia, em 2017.

Uma pessoa anônima revelou ao Wall Street Journal, na última segunda-feira, 10, que existia uma ligação entre Kim Jong-nam e a CIA. De acordo com o depoimento, o enlace era obscuro. Segundo a fonte, Kim Jong-nam viajou para a Malásia, em fevereiro de 2017, para encontrar com seu contato ligado à CIA.

No aeroporto de Kuala Lumpur, Kim Jong-nam teria sido atacado por duas mulheres com o Agente Nervoso VX, que é considerado como uma arma de destruição em massa pela Organização das Nações Unidas (ONU). As duas mulheres foram acusadas e presas, mas foram liberadas neste ano.

Anos antes, Kim foi considerado como o favorito para suceder seu pai, Kim Jong-il, mas não obteve sucesso por não saber lidar com as políticas internas do regime. Dessa forma, Kim Jong-un ascendeu ao poder.

“Várias ex-autoridades americanas disseram que o meio-irmão, que viveu fora da Coreia do Norte por muitos anos e não tinha base de poder conhecida em Pyongyang, dificilmente seria capaz de fornecer detalhes do funcionamento interno do país”, afirmou o jornal.

De acordo com funcionários, Kim Jong-nam possivelmente teve contato com outros serviços de segurança de diferentes países, incluindo a China, que é a principal aliada da Coreia do Norte.

Fontes:
The Guardian-Kim Jong-nam, half-brother of North Korean leader, 'was a CIA informant'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *