Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
A Coreia do Norte entregou nesta quinta-feira, 26, os restos mortais de soldados americanos que morreram durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. A informação foi confirmada pelo governo dos EUA.
O número de soldados, no entanto, não foi especificado. A medida foi uma promessa feita pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante a Cúpula de Singapura, realizada em junho.
De acordo com o governo americano, um avião da Força Aérea dos EUA recolheu 55 caixas com restos mortais dos soldados na Coreia do Norte e posteriormente seguiu para uma base aérea na Coreia do Sul, onde peritos irão fazer uma análise preliminar durante os próximos cinco dias.
A cerimônia oficial de repatriação dos restos mortais dos soldados americanos irá ocorrer na próxima quarta-feira, 1º. Todo o material entregue por Pyongyang será então levado para um laboratório do Pentágono em uma tentativa de identificar os restos mortais.
Em comunicado, a Casa Branca ressaltou que se trata de “um primeiro passo significativo para reiniciar a repatriação dos restos mortais”, assim como as operações de busca dos 5,3 mil soldados que morreram na Guerra da Coreia.
“Hoje, Kim Jong-un cumpre parte do compromisso que assumiu com o presidente [Donald Trump] de devolver a nossos soldados mortos. Somos encorajados pelas ações da Coreia do Norte e pela mudança positiva”, diz o comunicado.
Em sua conta no Twitter, Trump agradeceu o líder norte-coreano: “Depois de tantos anos, esse será um importante momento para muitas famílias. Obrigado, Kim Jong-un”.
Fontes:
G1 - Coreia do Norte devolve restos mortais de soldados dos EUA que lutaram na Guerra da Coreia