Início » Internacional » Kim Jong-un encontra Xi Jinping na China
POLÍTICA

Kim Jong-un encontra Xi Jinping na China

Viagem ocorreu uma semana depois do encontro histórico entre Kim Jong-un e Donald Trump

Kim Jong-un encontra Xi Jinping na China
Kim e Xi concordaram que querem aprofundar as relações entre Pyongyang e Pequim nos próximos meses (Foto: Ministério de Relações Exteriores da China)

Nesta terça-feira, 19, o líder norte-coreano Kim Jong-un chegou à China para se encontrar com o presidente Xi Jinping. Viagem ocorre uma semana depois do encontro histórico entre Kim e o presidente americano Donald Trump. Segundo a mídia estatal chinesa, Kim e Xi concordaram que querem aprofundar as relações entre Pyongyang e Pequim nos próximos meses. Depois da conversa, os dois líderes foram com suas respectivas esposas para um banquete.

O anúncio da viagem de Kim é raro, já que tanto a mídia estatal chinesa quanto a norte-coreana só anuncia a viagem do líder depois que ela foi realizada. As outras viagens de Kim para China este ano, por exemplo, foram reveladas depois de acontecer.

Durante a viagem, os Estados Unidos e a Coreia do Sul anunciaram que cancelaram o maior exercício militar que estava agendado para ocorrer em agosto. O anúncio ocorre uma semana depois que Donald Trump disse, no encontro com o líder norte-coreano, que iria acabar com os “jogos de guerra”.

Os exercícios militares  geralmente ocorrem na primavera, mas foram atrasados em um gesto conciliatório devido às Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

 

Fontes:
The Guardian- Pentagon cancels Freedom Guardian military drill with South Korea
CNN-North Korean leader Kim Jong Un meets with Xi Jinping in Beijing
The New York Times-Kim Jong-un Returns to China, This Time With Leverage

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *