Início » Internacional » Kim Jong-un se encontra com Xi Jinping na China
DIPLOMACIA

Kim Jong-un se encontra com Xi Jinping na China

É o segundo encontro entre os líderes em menos de dois meses

Kim Jong-un se encontra com Xi Jinping na China
O líder norte-coreano parece estar dedicado a fortalecer as relações internacionais (Foto: Ju Peng/Xinhua)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da China, Xi Jinping, se encontraram na cidade chinesa de Dalian, no norte do país, para falar sobre as relações internacionais entre as nações. O encontro aconteceu pouco tempo depois de Kim receber um ministro chinês e realizar a cúpula intercoreana com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

A viagem de Kim ao território chinês começou na última segunda-feira, 7, e chegou ao fim nesta terça-feira, 8. Essa foi a segunda reunião entre os dois líderes em menos de dois meses. Em março, Kim viajou para Pequim, saindo pela primeira vez da Coreia do Norte desde que assumiu o comando do país, em 2011.

No encontro, Kim e Xi celebraram a aproximação entre os dois governos. O presidente chinês ainda informou que está disposto a realizar novas reuniões para impulsionar o desenvolvimento estável das relações internacionais entre os países. O líder norte-coreano, por sua vez, concordou, afirmando que o encontrou tinha como objetivo fortalecer a comunicação estratégica e a cooperação com a China.

“A China está disposta a continuar a trabalhar com todas as partes relevantes e a desempenhar um papel ativo no avanço abrangente do processo de solução pacífica da questão da península [da Coreia] por meio do diálogo e da paz e estabilidade a longo prazo na região”, garantiu Xi Jinping, conforme divulgou a agência de notícias Xinhua.

O líder norte-coreano parece estar dedicado a fortalecer a diplomacia com seus países vizinhos nas semanas que antecedem a primeira reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois de um 2017 repleto de trocas de farpas entre os chefes de Estado.

Após o anúncio da reunião entre Kim e Xi, Trump usou as redes sociais para informar que estaria em contato com o presidente chinês ainda na manhã desta terça-feira para falar sobre as relações comerciais entre os países. Além disso, o chefe de Estado americano também destacou que os laços de confiança com a Coreia do Norte “estão se formando”.

Segundo a mídia estatal da Coreia do Norte KCTV, Kim voou para a China em seu jato particular, sendo recebido por autoridades chinesas em sua chegada, entre eles o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, que esteve em território norte-coreano recentemente. Mais tarde, Xi Jinping organizou um banquete para receber Kim Jong-un, conforme noticiou a Xinhua.

“Em um ambiente cordial e amigável, os principais líderes dos dois partidos e os dois países tiveram uma troca de opiniões abrangente e aprofundada sobre as relações China-RPDC [República Popular Democrática da Coreia] e as principais questões de interesse comum”, disse a mídia estatal chinesa, se referindo a Coreia do Norte pela abreviação oficial de seu nome.

Para Zhao Tong, especialista em políticas nucleares do Centro de Política Global Carnegie-Tsinghua, em Pequim, é possível que a nova visita de Kim Jong-un a China esteja diretamente relacionada com negociações importantes. “Talvez a Coreia do Norte e os EUA estejam pensando em fazer concessões radicais”.

Fontes:
Washington Post-North Korean leader Kim Jong Un meets Chinese President Xi, again
CNN-Kim Jong Un meets with Xi Jinping in northern China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Beraldo disse:

    O Bossalnaro ignora a China.

    Isto é que é ser ignorante!

    Se é que ele e os seus já nem tanto fanáticos seguidores, conseguem entender o que significa a China no mapa atual do planeta.

    k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *