Início » Internacional » Kim Jong-un reforça desejo de consolidar laços com a China
INTERNACIONAL

Kim Jong-un reforça desejo de consolidar laços com a China

Li Zhanshu, do alto escalão chinês, esteve na Coreia do Norte para entregar uma carta de Xi Jinping ao líder norte-coreano Kim Jong-un

Kim Jong-un reforça desejo de consolidar laços com a China
Xi Jinping e Kim Jong-un já se encontraram três vezes em 2018 (Foto: Ju Peng/Xinhua)

A China e a Coreia do Norte devem reforçar ainda mais a sua relação bilateral. Isso porque um funcionário chinês de alto escalão esteve em Pyongyang, na Coreia do Norte, no último domingo, 9, e transmitiu uma carta do presidente da China, Xi Jinping, ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Na carta, entregue por Li Zhanshu, do Comitê Permanente do Partido Comunista da China, o “número três” do país, Xi Jinping destacou os “esforços concentrados de Kim para desenvolver a economia e melhorar a vida das pessoas” e reforçou o compromisso da China em reforçar as relações com a Coreia do Norte.

“A China e a Coreia do Norte, através das três cúpulas anteriores com Kim, abriram um novo capítulo no desenvolvimento das relações bilaterais. […] Eu quero desenvolver as relações entre a Coreia do Norte e a China mais rapidamente implementando o entendimento comum dos dois lados”, escreveu o presidente chinês, segundo noticiou a estatal Yonhap.

A mensagem foi entregue durante uma parada militar norte-coreana, que celebrava o 70º aniversário da fundação da Coreia do Norte. Com isso, surgiu o boato de um possível novo encontro entre Kim e Xi. No primeiro semestre, os chefes de Estados se encontraram em três oportunidades.

De acordo com Li Zhanshu, a China quer desempenhar um “papel construtivo na resolução de questões da Península Coreana politicamente junto com outras nações interessadas”, citando o recente relacionamento entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. Kim, por sua vez, agradeceu, apontando o desenvolvimento econômico chinês como um exemplo a ser seguido para expandir as relações bilaterais.

O líder norte-coreano manifestou, mais uma vez, a vontade de consolidar relações “especiais” com a China. Kim tem esperança de “solidificar e aprofundar ainda mais as relações especiais e firmes entre a Coréia do Norte e a China”, de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia.

 

Leia também: Kim Jong-un encontra Xi Jinping na China
Leia também: Kim Jong-un se encontra com Xi Jinping na China

Fontes:
Yonhap-Chinese official in Pyongyang conveys Xi's letter to N. Korean leader: report
Yonhap-N. Korean leader hopes to consolidate ties with China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *