Início » Internacional » Lava Jato mira ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
OPERAÇÃO PATRON

Lava Jato mira ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão preventiva

Lava Jato mira ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Ex-presidente do Paraguai terá o nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol (Fonte: Reprodução/Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira, 19, tem como alvo principal o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes. A ação, batizada de Patron, é um desdobramento da Operação Câmbio, Desligo, da Lava Jato.

Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão preventiva. A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

O ex-presidente paraguaio, que é suspeito de ter ajudado na fuga de Dario Messer, conhecido como “o doleiro dos doleiros”, terá o nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

A ação deflagrada nesta terça tem como alvos pessoas que ajudaram Messer a fugir ou a ocultar seu patrimônio. A ação foi desencadeada a partir da prisão do chamado “doleiro dos doleiros”.

37 mandados judiciais

O juiz Marcelo Bretas expediu ao todo 37 mandados judiciais em Búzios, São Paulo e em Ponta Porã (MS), sendo 16 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.

Dario Messer foi preso em São Paulo no último mês de julho. Ele estava foragido desde maio do ano passado. Na semana passada, o “doleiro dos doleiros” teve negado pelo ministro do STF Gilmar Mendes um pedido de liberdade.

Horacio Cartes esteve no comando do Paraguai durante cinco anos, até agosto de 2018. Atualmente ocupa a função de senador vitalício, direito garantido pela Constituição do Paraguai a ex-presidentes, que ganham voz, porém não têm direito a voto.

Fontes:
G1 - Ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão na Lava Jato

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *