Início » Internacional » Legislativo venezuelano aprova superpoderes para Maduro
Crise com EUA

Legislativo venezuelano aprova superpoderes para Maduro

Presidente da Venezuela poderá governar por decreto em termos de segurança e defesa, sem controle parlamentar

Legislativo venezuelano aprova superpoderes para Maduro
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Fonte: Reprodução/Reuters)

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou neste domingo, 15, a concessão de superpoderes ao presidente do país, Nicolás Maduro.

Após cerca de duas horas de debate, o Legislativo venezuelano decidiu por maioria qualificada conceder poderes especiais a Maduro para o presidente governar seis meses por decreto em termos de segurança e defesa, sem controle parlamentar.

O pedido foi feito por Maduro na semana passada após o presidente norte-americano, Barack Obama, ter declarado a Venezuela uma ameaça à segurança dos EUA. O decreto de Obama também inclui sanções contra sete pessoas ligadas ao governo de Nicolás Maduro.

A Venezuela realizou neste final de semana exercícios militares ordenados por Maduro para demonstrar a potência das Forças Armadas do país.

De acordo com o presidente venezuelano, os superpoderes lhe permitirão governar por decreto para proteger o país “contra a ingerência de outros Estados em assuntos internos da República, ações belicistas ou qualquer atividade externa ou interna que pretenda violentar a paz”.

Maduro já havia recebido superpoderes no fim de 2013, por um ano, para combater o que chamou de “uma guerra econômica” da oposição. Durante o período, o presidente venezuelano sancionou cerca de 40 leis.

Fontes:
G1 - Assembleia venezuelana concede superpoderes a Maduro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *