Início » Internacional » Lênin assume o poder na URSS
Nesta Data

Lênin assume o poder na URSS

No dia 7 de maio de 1917, Vladimir Lênin assume o poder da URSS após depôr o governo provisório de Kerensky com ajuda de Trotsky e Stalin

Lênin assume o poder na URSS
Lênin se revoltou contra o regime czarista após a execução de seu irmão (Foto: Reprodução/Internet)

Vladimir Ilitch Ulianov, esse é o nome completo de um dos mais famosos políticos da Rússia. Conhecido como Lênin, ele foi responsável por grande parte da Revolução Russa. Ele foi o primeiro presidente do Conselho de Comissários do Povo da União Soviética, assumindo o poder no dia 07 de maio de 1917.

Vladimir Lênin tinha origem nobre, mas se revoltou contra o regime do país quando seu irmão Alexandre foi executado por terrorismo, o pai deles era um alto membro do governo czarista. Iniciou suas atividades no processo de revolução em 1890, quando formou um grupo marxista.

Lênin passou a tentar adaptar a teoria de Marx à realidade da Rússia . Teve papel importante ao tentar unir os grupos de revolucionários no país. Não obteve sucesso, o Partido Social Democrata ficou dividido entre Mencheviques, mais moderados, e Bolcheviques, radicais e leninistas.

A revolução Russa eclodiu em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Uma das principais motivações para o levante foi a situação em que o país se encontrava economicamente. O soldados se uniram aos camponeses e operários, derrubando o regime czarista.

O menchevique, Alexandre Kerensky, assumiu o governo provisório, porém não retirou o país da guerra. O país entrou em estado de anarquia com os dois grupos comunistas disputando o poder. Com os conflitos consumindo os russos, Lênin, junto a seus partidários Stálin e Trotsky, depuseram Kerensky e instauraram o governo exclusivamente bolchevique. No dia 7 de maio, Lênin assumia o poder.

Lênin governou com rigor, massacrando a oposição e iniciando a ditadura comunista na União Soviética. Em maio de 1922, o líder precisou se afastar do governo por motivos de saúde, deixando o cargo em disputa entre Trotsky e Stalin. Dois anos depois, Vladimir Lênin morreu.

Fontes:
UOL-Lênin

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *