Início » Internacional » Libéria declara estado de emergência por conta do surto de ebola
Ebola

Libéria declara estado de emergência por conta do surto de ebola

Presidente do país alertou que algumas liberdades civis podem ser suspensas na tentativa de conter o alastramento da epidemia

Libéria declara estado de emergência por conta do surto de ebola
Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), 932 pessoas morreram no Oeste da África por conta do ebola. Desses casos, 282 aconteceram somente na Libéria (Reprodução/Seyllou/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nesta quinta-feira, 7, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, declarou estado de emergência por 90 dias no país por conta do surto de ebola. Ellen alertou os cidadãos, em rede nacional, de que algumas liberdades civis podem ser suspensas na tentativa de conter o alastramento da epidemia.

Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), 932 pessoas já morreram na África Ocidental por conta do ebola. Desses casos, 282 aconteceram na Libéria. O vírus também atingiu outros países da África Ocidental, como Guiné, Serra Leoa e Nigéria.

Após anunciar o estado de emergência, Ellen disse em comunicado que o governo e o povo da Libéria precisam adotar “medidas extraordinárias para a própria sobrevivência do Estado e para a proteção das vidas da população”.

Ela falou ainda que “a ignorância e a pobreza, bem como as práticas religiosas e culturais arraigadas, continuam a agravar a propagação da doença”. Observadores dizem que a crise de ebola na Libéria piorou porque muitas pessoas estão mantendo familiares doentes em casa, em vez de levá-los para centros de isolamento. Uma reunião realizada nesta quinta-feira em Genebra, na Suíça, deve decidir se a OMS vai declarar estado de emergência de saúde global.

O ebola é um vírus que causa febre hemorrágica, sendo uma das doenças mais mortais para os seres humanos, com taxa de mortalidade que varia entre 55% e 90%. A doença é transmitida pelo contato com fluidos corporais de pacientes com os sintomas.

Fontes:
O Globo-Libéria declara estado de emergência de saúde por conta do surto de ebola

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *