Início » Internacional » Libéria será o 1º país africano a cessar o corte de árvores
Desmatamento

Libéria será o 1º país africano a cessar o corte de árvores

Para isso, o país receberá cerca de US$ 150 milhões da Noruega para cessar completamente o desmatamento até 2020

Libéria será o 1º país africano a cessar o corte de árvores
A Noruega ajudará o país a alcançar sua meta e a capacidade de monitorar e fiscalizar as florestas (Reprodução/Travis Lupik)

A Libéria será o primeiro país do continente africano a parar completamente com a derrubada de árvores. O país é um dos principais focos do ebola na África Ocidental, e, de acordo com especialistas, a destruição generalizada das florestas, deixou as pessoas em contato com reservatórios naturais do vírus.

Para colocar o plano em prática, o país receberá cerca de U$ 150 milhões da Noruega para deter o desmatamento até 2020, segundo informação confirmada pela BBC durante a cúpula do clima da ONU, em Nova York. A Libéria é o lar de uma parte significativa da floresta tropical restante da África Ocidental, com cerca de 43% da floresta da Guiné Superior. Seu ecossistema incluiu espécies raras, como chimpanzés ocidentais, elefantes da floresta e leopardos.

A Noruega ajudará o país a alcançar sua meta e a capacidade de monitorar e fiscalizar as florestas. Os novos contratos com madeireiras serão suspensos até que os contratos já existentes sejam revistos por um órgão independente.

O governo local comprometeu ainda a colocar 30% ou mais de seu patrimônio florestal sob o status de área protegida até 2020. Os noruegueses, no entanto, só vão pagar por resultados, com verificação independente de que as árvores permanecem em pé.

Fontes:
O Globo-Libéria será o primeiro país a parar completamente o corte de árvores

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *