Início » Internacional » Líbia mergulha no caos
Depois da Primavera

Líbia mergulha no caos

Outra fonte de caos global está surgindo, estimulada pela intervenção regional e a indiferença do Ocidente

Líbia mergulha no caos
Atualmente, o processo de deterioração política da Líbia é quase total (Reprodução/Internet)

Por uma ironia amarga, quatro anos depois do início da Primavera Árabe, quase todos os países envolvidos nesse movimento estão em uma situação crítica. A única exceção é a minúscula Tunísia. Por algum tempo, a situação melhorou em seu país vizinho rico em petróleo, a Líbia. Mas agora a Líbia está mergulhando rapidamente em um declínio caótico, assim como a Síria.

Atualmente, o processo de deterioração política da Líbia é quase total. Os grupos que derrubaram o regime de Muammar Khadafi não conseguiram solucionar suas diferenças por meio da negociação. O leste está sob controle de uma aliança relativamente secular, com sede em Tobruk; no oeste, uma mistura confusa de grupos em Trípoli e Misrata, antes o símbolo da heroica resistência a Khadafi, detêm o poder apoiados por milícias islâmicas radicais.

A Líbia tem dois governos rivais, dois parlamentos, dois planos concorrentes para administrar o Banco Central e a companhia nacional de petróleo, uma polícia e um exército inoperantes, e diversas milícias que aterrorizam os 6 milhões de cidadãos do país, saqueiam o que resta da riqueza nacional, arruínam a já precária infraestrutura, torturam e matam onde quer que exerçam o domínio.

Fontes:
The Economist-The next failed state

2 Opiniões

  1. jayme endebo disse:

    Tem Islamismo? tem guerra e violencia, nada de novo debaixo do sol

  2. Revoltado disse:

    Calma, gente… chegaremos lá também!! Calma que o Brasil é delles!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *