Início » Internacional » Líder Kim Jong-il estaria internado, diz primeiro ministro do Japão
Coréia do Norte

Líder Kim Jong-il estaria internado, diz primeiro ministro do Japão

O primeiro ministro japonês, Taro Aso, confirmou as informações de que o líder norte-coreano Kim Jong-il estaria internado e sendo tratado por um médico especializado em cirurgia cerebral. Desde que Jong-il não compareceu a um importante desfile em setembro, as especulações de que teria sofrido um derrame em agosto ficaram ainda maiores, mas o governo da Coréia do Norte nega os boatos.

Aso também confirmou as imagens divulgadas pelo canal japonês de televisão Fuji TV. A emissora exibiu o que seria o filho de Kim Jong-il indo visitar o pai em uma clínica de Paris. Para tentar provar que as informações são mentiras, autoridades da Coréia do Norte divulgaram fotos do líder comunista inspecionando uma unidade militar no início de outubro.

Os boatos surgiram em meio aos esforços internacionais para acabar com o programa nuclear da Coréia do Norte, quando as negociações ficaram paralisadas por um tempo. Os Estados Unidos mantinham a Coréia do Norte na lista de países patrocinadores do terrorismo e, após retirarem o país da lista, o governo norte-coreano retomou as atividades para desativar suas instalações nucleares.

Fontes:
BBC Brasil - Premiê do Japão diz que líder da Coréia do Norte está internado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *