Início » Internacional » Liderança da Alemanha no cenário político está cada vez mais forte
Diplomacia Alemã

Liderança da Alemanha no cenário político está cada vez mais forte

O entusiasmo de Angela Merkel no campo diplomático refletem-se na ascensão da Alemanha como a maior força política no cenário internacional

Liderança da Alemanha no cenário político está cada vez mais forte
Em Minsk, a chanceler Merkel conversou a noite inteira por mais de 17 horas com quatro políticos difíceis sem perder o ânimo e a firmeza de suas argumentações (Reprodução/GettyImages)

Dois acontecimentos mundiais, a violação da integridade da Ucrânia pela Rússia e a revolta dos gregos contra o plano de austeridade econômica, colocaram a Alemanha no centro do cenário político e econômico mundial, enquanto outras potências ocidentais têm a atenção focada em assuntos internos e externos mais importantes, enfrentam crises econômicas ou têm uma postura ausente por diversas razões. O papel da Grã-Bretanha tem sido insignificante. A França luta contra o problema da imigração de povos do norte da África e da África subsaariana. Os Estados Unidos, preocupados com o envolvimento em outros lugares, esperam que a Europa consiga lidar com a intervenção russa na Ucrânia sem sua ajuda. Nesse contexto político, a liderança da Alemanha está cada vez mais forte.

grafico

O Exército alemão, um dos mais poderosos da União Europeia, é um elemento decisivo que influencia o estilo prudente da diplomacia alemã (Reprodução/Economist)

Assim, foi mais por uma omissão de outros países do que por uma escolha intencional que a Alemanha transformou-se tão rápido em uma “potência média”, como Berlim gosta de referir-se à sua atuação na atual política internacional. A extraordinária energia e entusiasmo da chanceler alemã, Angela Merkel, no campo diplomático refletem-se na ascensão da Alemanha como a maior força política no cenário internacional. Há poucas semanas ela visitou Kiev, Munique, Washington, Ottawa, Minsk e Bruxelas em viagens consecutivas. Em Minsk, como mostra a ilustração, a chanceler Merkel conversou a noite inteira por mais de 17 horas com quatro políticos difíceis (os presidentes da Ucrânia, Rússia, Bielorússia e França) sem perder o ânimo e a firmeza de suas argumentações.

Apesar desse novo ativismo, a política externa da Alemanha ainda tem características especiais, em geral devido às heranças de uma cultura de expiação dos crimes de guerra. A primeira delas é a necessidade de interação constante da Alemanha com outras nações e instituições. Além disso, o Exército alemão, um dos mais poderosos da União Europeia, é um elemento decisivo que influencia o estilo prudente da diplomacia alemã.

 

Fontes:
Economist-A lurch onto the world stage

1 Opinião

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    O correto seria dizer que a força político-econômica da Alemanha no cenário mundial, reflete o entusiasmo de Ãngela Merkel no campo diplomático.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *